Brasília ganha ecotrilha com 3,7 km de extensão

N°.20170722

Por: Claudio Schapochnik

Vista de Brasília e do lago Paranoá desde a ecotrilha (foto divulgação/Miguel von Behr)

Os brasilienses ganharam no início deste mês de julho mais um atrativo natural e de lazer. É a trilha Pedra dos Amigos, todo sinalizado, com 3,7 quilômetros de extensão e que fica em meio à vegetação de Cerrado, no Núcleo Rural Córrego do Urubu, no Lago Norte. Oferece ainda uma visão panorâmica do lago Paranoá.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), “o local é ideal para caminhadas e passeios de bicicleta e tem tudo para se tornar uma opção de esporte e lazer na Capital Federal”.

Inicialmente, o Instituto Oca do Sol, organização não governamental envolvida com temas ambientais, mobilizou os moradores da região em torno da ideia. Em seguida, eles saíram em busca de apoio de órgãos do Executivo local e federal, que abraçaram a proposta e, juntos, possibilitaram a concretização do projeto, explica o ICMBio.

A trilha é toda sinalizada (foto divulgação/ICMBio)

No acerto, coube ao ICMBio, por meio da Área de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central e da Coordenação Geral de Uso Público, contribuir para a sinalização da trilha, a definição do traçado e o melhor aproveitamento dos atributos naturais do local.

“As informações foram repassadas aos moradores durante oficina de trabalho, promovida pelo Instituto. Ao final, os próprios moradores, com os conhecimentos adquiridos e o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), em especial da Administração Regional do Lago Norte, botaram a mão na massa e estruturam o circuito”, finaliza o ICMBio.

RDC Unico Interna
Avianca OutubroTarifa

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário