Finlândia celebra 100 anos em feira em São Paulo

N°.20171106

Por: Claudio Schapochnik

Uma das fotos na exposição na Feira Escandinava: a Aurora Boreal vista no norte da Finlândia

Um dos países escandinavos, a Finlândia comemora oficialmente o centenário da independência no próximo dia 6 de dezembro. No entanto, as celebrações aqui no Brasil já começaram. Uma delas acontece em São Paulo. Trata-se de uma exposição de fotos e vídeos na tradicional Feira Escandinava, no Esporte Clube Pinheiros. A entrada é gratuita.

Nesta edição, em homenagem ao país europeu, a Finlândia é a nação principal da Feira Escandinava. O evento vende a preços camaradas produtos alimentícios, decorativos, de jardinagem e design, entre outros, dos países desta região europeia. Tudo o dinheiro arrecadado é doado a 20 entidades beneficentes.

“Democracia sólida, a Finlândia é o segundo país menos corrupto do mundo e é o quinto país mais inovador do planeta”, disse hoje (segunda-feira, dia 6 de outubro) o embaixador finlandês no Brasil, Markku Virri, em almoço com a imprensa na prévia da Feira Escandinava, que oficialmente abre amanhã (terça-feira, dia 7) e quarta-feira (dia 8).

O cônsul geral honorário da Finlândia em São Pualo, Jan Jarne, o publicitário e presidente da Feira Escandinava, Jens Olesen, o embaixador da Finlândia no Brasil, Markku Virri, a assessora de Assuntos Culturais da embaixada finlandesa em Brasília, Daniela Metsäranta, e o cônsul finlandês em São Paulo, Tommi Vuorinen, no almoço com a imprensa

“Temos 70% de nosso território coberto por florestas e 188 mil lagos com água potável. Somos o país mais verde e limpo da Terra e pretendemos mantê-lo assim”, emendou o embaixador Virri, que fala muito bem o português.

Sobre as relações com o Brasil, o embaixador destacou o País no contexto da América do Sul. “Do total do nosso comércio com as nações sul-americanas, metade é feita com o Brasil”, destacou o diplomata.

“E 85% das empresas finlandesas no Brasil ficam no Estado de São Paulo. Daí o motivo de abrirmos na semana passada um consulado nesta cidade”, explicou Virri. “Vale lembrar que a maior parte dos finlandes

Outra foto da exposição destaca a capital finlandesa, Helsinki

TURISMO
Em conversa com o TurismoEtc, Markku Virri destacou alguns lugares “obrigatórios” para o brasileiro que pretende visitar a Finlândia. “Claro depende de quantos dias ele pretende ficar no meu país”, ponderou o embaixador.

“Destaco quatro lugares: nossa capital, Helsinki; a região da Lapônia, no norte, que é exótica para um brasileiro, onde é a terra do Papai Noel e onde pode-se observar a Aurora Boreal e passeios de trenó puxados por renas; a cidade de Turku, porta de entrada para a região de vários arquipélagos, onde há muitos esportes a vela e trilhas de bicicleta, feitas inclusive com a ajuda de ferries; e Kuopio, para curtir uma região com muitos lagos”, relatou Virri.

Vale lembrar que não é necessário visto de entrada para brasileiros na Finlândia e, segundo o diplomata, “grande parte da população fala inglês também”.

Para viajar à Finlândia, o embaixador disse que há conexões desde as capitais e principais cidades europeias servidas pelas empresas aéreas que atuam no Brasil. Mais informações no site www.visitfinland.com.

Estande da Finlândia na Feira Escandinava

SERVIÇO:
Feira Escandinava
Data e horário: terça-feira, dia 7 de novembro, das 11h às 22h; e quarta-feira, dia 8 de novembro, das 10h às 20h
Local: Esporte Clube Pinheiros
Endereço: Rua Tucumã, 36 – esquina com Avenida Brigadeiro Faria Lima, São Paulo-SP
Entrada franca
www.feiraescandinava.wordpress.com

RDC Unico Interna
Unico – RCD home

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário