fbpx
Search
Turismo ETC

Em Porto Seguro, pau brasil tem parque nacional

Publicado por: Da Redação / Publicado em: 08/05/2017
A localização do parque (imagem/Google Maps)

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Porto Seguro/BA

Porto Seguro não é só praia. A cidade baiana tem tantos lugares para todos os gostos – e bolsos – que até você pode conhecer uma beleza natural chamada Parque Nacional do Pau Brasil. Lá dá para ver, de perto, não apenas a árvore que batizou o nosso País mas diversas outras espécies da flora e também da fauna, se tiver sorte.

O parque é do governo federal, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mas ainda este mês passará a ser gerenciado pela iniciativa privada. Está previsto para o próximo dia 29 de maio, às 10h, o pregão eletrônico do processo de concessão. Serão repassados à iniciativa privada serviços de cobrança de ingressos, transporte interno, estacionamento de veículos, lanchonetes, loja de conveniência, espaço do ciclista, centro de visitantes, espaço para camping, tirolesa e passarelas suspensas.

“A empresa vencedora poderá explorar os serviços por dez anos, renováveis por mais cinco, numa área de 179 hectares e 40 quilômetros de estrada no interior do parque. Nesse período, terá que fazer investimentos de R$ 6,9 milhões na estrutura da unidade de conservação, gerida pelo ICMBio”, diz o instituto por meio de um comunicado.

O museu que fica na sede do parque…
…cujas explicações são dadas por uma estagiária

Criado em 1999 e ampliado em 2010, o Parque Nacional do Pau Brasil foi aberto à visitação em outubro de 2016. Até a concessão à gestão privada, os turistas só podem visitar o lugar se estiverem com bicicletas. A entrada é gratuita.

A entrada oficial do parque dista cerca de 15 quilômetros do centro de Porto Seguro, em um distrito chamado Vale Verde. Atualmente, a unidade conta com uma área de 19.025 hectares.

No mês passado a reportagem do TurismoEtc, em uma viagem de jornalistas, conheceu o parque com a equipe do ICMBio. Fomos de pickups com tração nas quatro rodas – fundamental para percorrer as estradas internas. Agora contamos para vocês uma parte do que há para ver.

Uma das pickups utilizadas no passeio
Flor de bromélia

Sede: há um pequeno, porém vigoroso museu que explica sobre a estrela do parque, o pau brasil, e as espécies de animais catalogados. A explicação é feita por uma competente estagiária. Lá você vê desenhos de espécies da fauna que vivem no parque. Por exemplo: onça-parda, bugio, preguiça-comum, gato-do-mato, harpia e jaguatirica, entre outras.

Mirante do Pau Brasil: dista dez quilômetros da sede. O mirante foi construído com madeira de fora e também de dentro – mas não derrubada para este fim. Dá para ver uma parte da imensidão verde do parque.

O Mirante do Pau Brasil…
…e a vista da floresta
No parque, entre centenas de espécies da flora, há muitos cipós

Trilha das Bromélias: como o nome diz, a atração do caminho de 540 metros de extensão aparece não apenas nas plantas crescidas no chão. Há bromélias gigantes crescidas, não sei como explicar, no alto das árvores. Incríveis.

Olha só o tamanho da bromélia!
Mais outra bromélia enorme

Trilha do Pau Brasil: nesta trilha de pouco mais de um quilômetro, dá para ver diversas árvores de pau Brasil, inclusive uma que os biólogos asseguram ter 900 anos de idade. Você caminha por uma trilha de madeira acima do solo.

O caminho suspenso em madeira na Trilha do Pau Brasil
Um dos milhares de paus-brasil do parque: o caule de cor vermelha
O “berçário” de paus brasil: árvores em desenvolvimento

De fato: vale muito a visita ao Parque Nacional do Pau Brasil. Para saber mais, clique aqui.

O TurismoEtc viajou a convite da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Porto Seguro e do Porto Seguro Convention & Visitors Bureau

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top