Em Rouen, museu exibe fase normanda de Picasso

Cartaz da mostras sobre Picasso na cidade francesa (reprodução)

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Rouen/França

O artista espanhol Pablo Picasso (1881-1973) está sendo bastante celebrado em Rouen, na Normandia – a cerca de 140 quilômetros a noroeste de Paris. Três museus da cidade realizam exposições sobre os trabalhos de Picasso, todas em cartaz até o próximo dia 11 de setembro. É mais uma forma de desfrutar da rica vida cultural de Rouen.

No final de março, visitei um destes museus – o Museu de Belas Artes de Rouen. Lá está em cartaz uma destas três exposições, chamada Boisgeloup: Ateliê Normando de Picasso. Minha visita foi dias antes da abertura, e o que vi foi uma pequena mostra da exibição.

Uma das esculturas de Picasso produzidas na Normandia e presente na exposição

Segundo o texto de apresentação do museu, “Picasso viveu e trabalhou por cinco anos na Normandia”. Ele comprou o castelo Boisgeloup, perto de Gisors, em 1930 e lá produziu até 1935. No château, o mestre das artes trabalhou realizou esculturas, pinturas, desenhos, gravuras e fotografias.

Nos dois outros museus, o Museu Le Secq Tournelles e o Museu da Cerâmica, respectivamente, a celebração do artista espanhol se dá com as mostras González/Picasso: uma amizade de ferro, sobre o artista e o seu amigo escultor em ferro Julio González (1876-1942), e Picasso Esculturas Cerâmicas, sobre o retorno dele à arte cerâmica na cidade de Vallauris, na Riviera Francesa, em 1946.

Outro trabalho de Picasso

MUSEU VALE A VISITA
O Museu de Belas Artes de Rouen, no centro da cidade, é grande e vale uma visita. O lugar abriga uma das mais prestigiadas coleções públicas do país e reúne pinturas, esculturas, desenhos e objetos de arte de todas as escolas do século 15 até o presente. Há ainda café e lojinha.

Área do café do Museu de Belas Artes

Um dos corredores do Belas Artes

SERVIÇO:
Região: www.normandie-tourisme.fr
Cidade: www.rouentourisme.com
Museus: www.musees-rouen-normandie.fr

O TurismoEtc viajou a convite da Atout France e Air France, com seguro de viagem Intermac

Avianca – Fundo Destaque

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário