fbpx
Search
Turismo ETC

Festa do Pinhão começa dia 15/4 em Cunha

Publicado por: Da Redação / Publicado em: 26/03/2016
A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Cunha (foto Geraldo Magela Tannús/divulgação)
A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Cunha (foto Geraldo Magela Tannús/divulgação)

A estância climática de Cunha, localizada no Vale do Paraíba (a 241 quilômetros da capital paulista), se prepara para mais uma Festa do Pinhão. Neste ano o evento será entre os dias 15 de abril e 1º de maio. Na 16ª edição da festa haverá, como nas edições anteriores, gastronomia, música caipira, cerâmica e atividades de lazer.

Diversos restaurantes e pousadas de Cunha já elaboraram as receitas para a festa, dando destaque, claro, para o pinhão. No Observatori Gastronomia e Arte o prato especial é a truta observatori, com pinhões na manteiga, ervas frescas e alho. A Pousada dos Anjos vai servir o vinagrete de pinhão com torradas e requeijão caseiro.

No restaurante Drão o cardápio é completo, com uma variedade de entradas, pratos principais e sobremesas, começando, por exemplo, com a salada de folhas verdes, shitake, parmesão e pinhões, seguida pelo escondidinho de carne seca, pinhão e ervas frescas e para finalizar o sorvete de abacate com calda de chocolate e farofa de pinhão.

Na Pousada da Oma o prato principal é a truta defumada ao molho pesto de pinhão e a sobremesa um bolo de pinhão com calda de açúcar e limão. A Pousada Barra do Bié serve o bolo de pinhão no café da manhã e o pernil de cordeiro com farofa de pinhão nas refeições.

O caldo, o bolo e a porção de pinhão, no Café & Arte em Cunha (foto divulgação)
O caldo, o bolo e a porção de pinhão, no Café & Arte em Cunha (foto divulgação)

O Bar da Vila também aderiu à festa gastronômica com dois pratos, o risoto de pinhão e a truta fresca na manteiga com pinhões. O Café & Arte servirá dois tipos de caldo, um de mandioca com pinhão e o outro de pinhão com palmito e carne, ambos acompanhados por pão, croutons e queijo. Bolo de Pinhão com Chocolate e porção de pinhão, regado ao azeite e ervas completam o cardápio.

A Pousada Vista Verde aposta no pinhão cozido no café da manhã e à tarde para os hóspedes, e na Pousada Candeias os hóspedes não só podem degustar pães e bolos caseiros, sopas, pinhões assados e cozidos, como também recolher os pinhões debaixo das araucárias. Ao final, cada um pode levar até cinco quilos de brinde para casa.

Vista aérea do centro de Cunha (foto divulgação)
Vista aérea do centro de Cunha (foto divulgação)

Outros dois restaurantes também participam do evento. O Quebra Cangalha serve os pratos do cardápio guarnecidos com o pinhão e o O Gnomo prepara como entradas a porção de pinhões cozidos e tostados na manteiga e um patê de pinhão com torradas. Como prato principal indica o Tri Pelados, com linguiça de cordeiro grelhada no azeite, sem pele, ao molho de tomates pelados, pinhão inteiro pelado e grelhado na manteiga, acompanhados de farofa de pinhão e para a sobremesa o pudim de leite à moda caipira com pinhões em calda. No final oferta saquinhos com a semente para as mesas que pediram pratos com pinhão.

Mais informações: www.cunha.sp.gov.br.

CURTA AS NOSSAS PÁGINAS NO FACEBOOK www.facebook.com/turismoetc/ E NO INSTAGRAM www.instagram.com/turismoetc

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top