Hotel Sieraków Manor é uma grande joia polonesa

N°.20170127

Por: Claudio Schapochnik

A fachada do hotel familiar polonês

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Dobczyce/Polônia

Foi apenas um pernoite no hotel Sieraków Manor, na pequena cidade de Dobczyce – pertinho de Cracóvia, no sul da Polônia –, mas a vontade era estender a permanência neste estabelecimento. Os motivos são vários: o hotel é charmoso, tem ótima comida e fica em meio a um bosque. Tudo isso somado à neve e ao frio – que acho bonita e que gosto, desde que bem agasalhado –, pois a visita no presstrip de jornalistas brasileiros ocorreu no início de dezembro de 2016.

O hotel Sieraków Manor é uma pequena joia, uma pequena pérola. Os donos, o casal Paweł Gąsiorek e Karolina Grabowska, capricharam nas instalações e na decoração. Eles compraram o imóvel em 2006 e iniciaram uma ampla reforma e ampliação que levou seis anos. Funciona como hotel desde 2012 e possui apenas 30 quartos.

Um dos 30 apartamentos do hotel

O restaurante é sensacional. Tive o prazer de jantar lá também na companhia de Gąsiorek, que explicava a origem dos pratos, entre outras informações. “A boa comida não vem da cozinha, vem dos produtores dos ingredientes”, sentenciou ele, que compra os produtos de pequenos agricultores e fornecedores da região. A casa é ainda associada ao movimento Slow Food.

A adega reúne mais de 350 rótulos de vinho. Vale lembrar que Gąsiorek é expert no assunto, pois é importador de vinhos. Vale lembrar ainda que estamos no país da vodca, e ele produz quatro variedades do destilado. “Na Polônia, sempre bebemos duas doses de wódka. É para caminharmos corretamente depois…”, disse bem humorado.

O diploma do restaurante como membro do movimento Slow Food

É neste mesmo restaurante que é servido um completo e gostoso café da manhã. O casal sabe receber bem nos mínimos detalhes: a bandeira do Brasil foi hasteada, em nossa homenagem, junto às bandeiras da Polônia e da União Europeia. Recomendadíssima a estada por lá.

Veja mais fotos do hotel:

A bandeira do Brasil junto com a da Polônia e da União Europeia: surpresa encantadora

A vista da janela do meu quarto

Tive a sorte de ver este ser pequenininho

A entrada do jantar: cogumelos colhidos nos bosques da região

O principal do jantar foi peixe, com a beleza do desenho do prato

Uma das mesas do café da manhã

Outra mesa do café: muitas opções

SERVIÇO:
Hotel e restaurante: www.dworsierakow.pl/en/
Polônia: www.polonia.travel/br (em português)

O TurismoEtc viajou a convite da Organização Polonesa de Turismo e da Tap

Sanchat – Cuba
RDC Hotels Home

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário