Instituto Tomie Ohtake (SP) expõe obras de Yoko Ono

N°.20170415

Por: Juliana Borges

Yoko Ono com sua obra Play It By Trust (Jogue na Confiança), versão para jardim, 1999 (foto divulgação/Synaesthet)

O Instituto Tome Ohtake, em São Paulo, recebe a exposição O Céu Ainda É Azul, Você Sabe. A mostra, que vai até o dia 28 de maio, pretende revelar os elementos básicos que definem a vasta e diversa carreira de Yoko Ono, uma das principais artistas experimentais e de vanguarda do século 20, e conta com patrocínio do Instituto CCR e curadoria de Gunnar B. Kvaran, crítico e curador islandês e diretor do Astrup Fearnley Museum of Modern Art (Oslo, Noruega).

A montagem realizada para o Instituto Tomie Ohtake é inédita. A exposição é formada por 65 peças de Instruções, obras nas quais a artista convida o público a interagir de alguma forma, seja executando uma ação ou fazendo uma reflexão. Todas essas experiências evidenciam as narrativas que expressam a visão poética e a visão crítica de Yoko Ono.

As Instruções são trabalhos criados a partir de 1955, quando Yoko Ono compôs o primeiro deles: Lighting Piece / Peça de Acender (1955), “acenda um fósforo e assista até que se apague”. Na exposição, é possível seguir a sua criatividade e produção artística pelos anos 1960, 70, 80, até o presente.

Entre as obras também há uma série de filmes em colaboração com John Lennon na concepção. Em Estupro (77 min, 1969), por exemplo, o músico foi codiretor; e em Liberdade (1970), de apenas um minuto, Lennon assina a trilha sonora.

SERVIÇO:
O Céu Ainda É Azul, Você Sabe – Instituto Tomie Ohtake
Avenida Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo-SP
Tel. (11) 2245-1900
Hotários: de terça a domingo, das 11h às 20h, até 28 de maio
Ingressos: R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada); às terças-feiras, entrada gratuita (mediante retirada de senhas na bilheteria do Instituto Tomie Ohtake). Os ingressos podem ser adquiridos no site www.ingresso.com.

Avianca – Fundo Destaque

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário