KLM faz 98 anos e lança nova casinha Delft Blue

N°.20171011

Por: Claudio Schapochnik

A casinha (fotos divulgação/KLM)

A companhia aérea holandesa e integrante do Grupo Air France-KLM celebrou, na última sexta-feira (dia 6 de outubro), o 98º aniversário. Para marcar a ocasião, a empresa adicionou uma nova miniatura das casinhas Delft Blue à coleção. Este ano, a escolhida para ser retratada foi a casa da família do pioneiro da aviação Anthony Fokker, localizada em Haarlem.

A 98ª casinha foi apresentada em um evento comemorativo na Igreja St. Bavo, que fica na mesma cidade da casa de verdade. O presidente e CEO da KLM, Pieter Elbers, apresentou oficialmente a primeira cópia da nova miniatura para o prefeito de Haarlem, Jos Wienen.

A casa da família Fokker em Haarlem fica na Kleine Houtweg (na época, no número 41, e agora no número 65). Acredita-se que a casa data de 1791, mas a réplica da KLM é baseada na casa atual, a do número 65, que foi o lar do pioneiro da aviação e fabricante de aeronaves Anthony Fokker em sua infância.

As primeiras miniaturas Delft Blue foram produzidas na década de 1950

Seu lar era o sótão na parte da frente da casa, no segundo andar, que tinha vista para um parque. Durante os anos 1920, Fokker se tornou um dos principais fabricantes de aeronaves do mundo, com fábricas na Holanda e nos Estados Unidos.

As primeiras miniaturas Delft Blue foram apresentadas pela KLM aos passageiros nos anos 1950. As casas eram réplicas de edifícios únicos na Holanda. Desde 1994, a coleção mantém o ritmo do aniversário da companhia aérea, com um novo modelo sendo apresentada a cada ano, no dia 7 de outubro. As casinhas são entregues aos passageiros que viajam na World Business Class (Executiva) em voos intercontinentais, e são engarrafadas com o conhecido gin holandês Bols.

RCD Interna
RDC Hotels Home

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário