Mostra “Ameríndios do Brasil” no Morumbi Shopping

N°.20170419

Por: Claudio Schapochnik

Uma das fotos da mostra no Morumbi Shopping (fotos Renato Soares)

Começa hoje (19) e segue até o dia 30 de abril, no Morumbi Shopping em São Paulo, a exposição fotográfica Ameríndios do Brasil. As imagens são de autoria de Renato Soares, especialista em documentar a arte e cultura brasileira. Ele registra o cotidiano dos povos indígenas diante da civilização conquistadora. A mostra acontece no piso Lazer, próximo ao elevador panorâmico.

A mostra é ambientada no interior de uma oca cenográfica com luminárias de madeira. A combinação desses detalhes com o acervo de imagens apresentadas na mostra conduz o público à experiência vivida pelo artista, que já retratou mais de 40 etnias.

Há imagens em preto e branco também

“Já são mais de 25 anos de mergulho no universo indígena e serão necessários pelo menos mais dez, quem sabe 20 anos, para esquadrinhar e revelar a diversidade étnica dos povos originários do Brasil. Quero mostrar rostos, valorizar culturas, respeitar identidades, dar visibilidade. Quem não é visto corre o risco de ser esquecido”, afirma o fotógrafo.

Hoje há no País 305 etnias, além das isoladas e ainda desconhecidas, que mantém vivas sua cultura e pelo menos 274 línguas próprias, que fazem do Brasil a nação com a maior diversidade sociocultural do planeta.

A festa das mulheres: Yamarikumã, na Aldeia Kamayurá

SERVIÇO:
Ameríndios do Brasil, por Renato Soares
Até 30 de abril de 2017
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h
Morumbi Shopping, Avenida Roque Petroni Júnior, 1.089, São Paulo-SP
Entrada gratuita
www.morumbishopping.com.br

Banner – Anuncie Aqui
Avianca Santiago

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário