fbpx
Search
Turismo ETC

Observe as baleias jubartes em Abrolhos (BA)

Publicado por: Da Redação / Publicado em: 22/06/2017
Cauda de baleia jubarte em Abrolhos (foto Enrico Marcovaldi/Projeto Baleia Jubarte)

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mais uma temporada de observação das baleias jubartes no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no litoral da Bahia, está aberta. As jubartes migram das águas frias da Antártica para acasalamento, procriação e cuidados iniciais dos filhotes. O banco dos Abrolhos representa o principal berçário das baleias no Atlântico Sul, sendo o arquipélago de mesmo nome o ponto de maior concentração desses animais.

As primeiras baleias foram observadas por visitantes no último dia 4 de junho. “Desde então, todos os dias turistas e funcionários da equipe do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos têm avistado, relatado e registrado fotos desses animais”, diz o chefe da unidade de conservação, Fernando Repintaldo, analista do ICMBio.

A observação das baleias jubartes é um dos principais atrativos do parque. O ponto alto da temporada de observação se dá entre os meses de agosto e setembro. Os passeios são realizados por meio de empresas credenciadas para operação da visitação comercial na UC.

Além das baleias, os visitantes podem contemplar toda a beleza singular do Arquipélago dos Abrolhos, realizar uma trilha monitorada em uma das ilhas que abriga centenas de ninhos de aves marinhas e praticar o mergulho livre e/ou autônomo no ambiente de maior diversidade recifal de todo o Atlântico Sul.

Até 2016, a população das jubartes em águas brasileiras foi estimada em 17 mil indivíduos, de acordo com o Instituto Baleia Jubarte.

Para mais informações sobre visitação ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, clique aqui.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top