Operadora de turismo religioso estuda vender Brasil

Procissão do Círio de Nazaré deste ano, em Belém (foto Cristino Martins/Agência Pará)

O Brasil pode entrar na prateleira da maior operadora de turismo religioso, a Opera Romana Pellegrinaggi, do Vaticano. Em reunião na semana passada com representantes da empresa, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, conseguiu abrir um canal de negociação entre os executivos de ambos os países. O próximo passo, enfatiza o Ministério do Turismo (MTur), é a elaboração de roteiros amplos que contemplem destinos religiosos e outros atrativos já consolidados.

No encontro com o monsenhor Remo Chiavarini, diretor-gerente da Opera Romana Pellegrinaggi, Beltrão argumentou que “o Brasil é o País com o maior número de católicos batizados no mundo – 170 milhões de pessoas”. O ministro destacou que há uma série de opções de roteiros, manifestações e monumentos religiosos como o Círio de Nazaré, em Belém; o Caminho Religioso da Estrada Real, que liga Caeté (MG) e Aparecida (SP); a basílica de Aparecida; e as procissões marítimas de Bom Jesus dos Navegantes, Penedo e Coruripe, bem como as igrejas históricas de Marechal, Penedo e Porto Calvo.

Segundo o MTur, “só o turismo religioso doméstico gera 20 milhões de viagens em mais de 300 destinos brasileiros, movimentando cerca de R$ 15 bilhões”.

Interior da Basílica de Aparecida (foto Diogo Moreira/A2 Fotografia)

“Tenho certeza de que reunimos total condição de proporcionar uma ótima experiência turística mesmo para os visitantes mais exigentes”, comentou o ministro ao sustentar que ainda há um amplo espaço para o turismo religioso crescer no Brasil em âmbito internacional. De acordo com dados oficiais, apenas 30 mil visitantes internacionais vêm ao Brasil motivados pelo turismo religioso.

O representante máximo da Opera Romana explicou que, para justificar uma viagem de longa distância, o roteiro deve aliar destinos religiosos e atrativos consolidados. Como encaminhamento, o ministro se comprometeu a, junto com o trade turístico nacional, elaborar algumas propostas de pacotes turísticos ainda este ano e estabelecer uma ponte direta entre a agência oficial do Vaticano e operadoras brasileiras.

Sanchat – Cuba
Avianca OutubroTarifa

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário