PN do Itatiaia ganha novo Centro de Visitantes

N°.20170618

Por: Claudio Schapochnik

O presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, visita a exposição (foto Eduardo Pimenta/ICMBio)

Na festa de aniversário de 80 anos do Parque Nacional do Itatiaia, no interior dos Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, celebrado nesta quarta-feira (dia 14 de junho), o local ganhou o novo Centro de Visitantes, que foi totalmente revitalizado.

“O aniversário do parque significa, na verdade, o aniversário de todo o sistema de unidades de conservação do País porque, sendo o parque mais antigo do Brasil, a sua história se confunde com a própria história do sistema nacional de unidades de conservação”, disse o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão da unidade, Ricardo Soavinski.

Junto com o chefe do parque, Gustavo Tomziski, o presidente do ICMBio descerrou a fita inaugural do novo Centro de Visitantes, que vai dar mais conforto aos turistas e frequentadores.

O pico das Agulhas Negras, que fica dentro do parque (foto Eduardo Issa/ICMBio)

EXPOSIÇÃO
No novo Centro de Visitantes, além de serem recepcionados pelos servidores e obterem todas as orientações sobre roteiros, alojamento e atrativos, os turistas podem, a partir de agora, apreciar a exposição multimídia que traz dados sobre a rica biodiversidade do lugar.

As informações sobre a fauna e a flora, assim como o ambiente rochoso que marca a paisagem do parque, estão expostas em enormes telões e painéis interativos, que podem ser manipulados pelas pessoas com um simples toque de mão.

O parque possui 28 mil hectares, que abrangem os municípios de Itatiaia e Resende (RJ) e Bocaina de Minas e Itamonte (MG) (foto Arquivo/ICMBio)

Textos e áudios são todos em português e inglês, para facilitar a comunicação com os turistas estrangeiros, que vêm crescendo a cada ano. Ao percorrer o espaço, o visitante terá uma experiência muito viva e dinâmica da riqueza natural protegida pelo parque.

Segundo estatísticas da Coordenação de Uso Público do ICMBio, Itatiaia está entre os dez parques mais visitados do País, com média de 100 mil visitantes a cada ano, boa parte vinda de outros países.

Para mais informações, clique aqui.

Avianca – Fundo Destaque

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário