CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado ao Mont Saint-Michel/França
No alto do Mont Saint-Michel, localizado no departamento de Manche e na região da Normandia, no norte da França, há uma abadia construída pelos beneditinos no século 10, em plena Idade Média. Além de saber mais sobre a história do local, a visita revela vistas espetaculares da região e do próprio monte.
Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, a abadia do Mont Saint-Michel não me chamou a atenção pela decoração mas, sim, pela arquitetura e pela observação da região que pode ser vista lá de cima.
Vale lembrar que a Revolução Francesa, de 1789, era também um movimento anticlerical e que muitas igrejas, catedrais, enfim, prédios religiosos, ou foram destruídos completamente ou foram destituídos da função, tendo imagens e outros objetos destruídos igualmente.
Foi o que aconteceu também nesta abadia francesa, ocupada pelos revolucionários em 1793. Não espere, então, encontrar muita arte sacra no interior. Vale se encantar com o estilo arquitetônico gótico.
TERRAÇO
O ponto alto, na minha avaliação, da visita à abadia é o terraço logo após passar pela igreja local. É de lá que você observa o continente e o mar – bem ao fundo. Como minha visita foi na maré baixa, a ilha estava cercada de areia. Neste terreno seco, grupos de ciclistas e estudantes observavam o lugar de outros ângulos.
ASSISTA AO VÍDEO:
CONFIRA MAIS FOTOS:
SERVIÇO:
Região: www.normandie-tourisme.fr
Departamento: www.manchetourisme.com
Abadia: www.abbaye-mont-saint-michel.fr
O TurismoEtc viajou a convite da Atout France e Air France, com seguro de viagem Intermac