Situada a apenas dez quilômetros de Puebla, a cidade de Cholula, fundada em 1535, revela uma riqueza histórico-religiosa de grande importância

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Cholula/México
Situada a apenas dez quilômetros de Puebla, a cidade de Cholula, fundada em 1535, revela uma riqueza histórico-religiosa de grande importância. Em vários lugares, o turista conhece aspectos da vida pré-hispânica, ou seja, antes do início do século 16, como o que sobrou de imensas pirâmides, e do cotidiano a partir da chegada dos ferozes colonizadores espanhóis, que promoveram terríveis massacres junto à população das antigas civilizações que ali habitavam, como as igrejas católicas.
Em relação às igrejas, conheci duas nesta minha visita a Cholula: a Igreja de San Francisco Acapetec, do século 18, e o Templo de Santa María Tonanzitla, que começou a ser erguida no século 16 e foi concluída no século 19. O que me chamou a atenção nas duas edificações é a beleza do estilo barroco mexicano.


Um traço marcante neste estilo é que, por exemplo, ao invés de retratar anjos nas pequenas esculturas, os artistas mexicanos retrataram rostos de indígenas – os sobreviventes dos massacres perpetrados pelos espanhóis em 1519. O líder desta matança foi Hernán Cortés (1485-1547).
Não conhecia este estilo até então e fiquei encantado. De fato, é muito bonito e você fica perdido ao olhar as paredes e as cúpulas das naves dos dois templos, tamanha é a riqueza de detalhes.
Na igreja de São Francisco, é permitido fotografar. Já no templo de Santa María, é proibido. Justamente achei mais encantador o interior deste segundo prédio, mas não tenho imagens para mostrar a você – caro leitor, cara leitora.



Mas pelas fotos do interior da igreja, dá para você ter uma ideia do quão maravilhoso é este estilo artístico. Dá para conhecer mais indo ao sensacional Museo Internacional Del Barroco, na cidade de Puebla.
A melhor forma de se chegar a Cholula é por um trem turístico. Para saber horários e tarifas, clique aqui.


Mais informações: www.puebla.travel/es/cholula e www.visitmexico.com.
O TurismoEtc viajou a convite do Conselho de Promoção Turística do México (CPTM), com seguro de viagem GTA