Berlim: conheça a capital da Alemanha ou Berlim sem muros – Essa foi minha segunda vez em Berlim, capital da Alemanha. A primeira foi no réveillon de 2017, onde o frio era implacável e não dava pra deixar o casaco no hotel de jeito nenhum.
Berlim: conheça a capital da Alemanha. Aqui não vou deixar um guia rápido de Berlim, mas vou deixar um post de alguém que foi pela segunda vez a capital da Alemanha. Épocas e estações diferentes! Dessa vez, em pleno começo do outono europeu, confesso que deu pra andar só de camiseta alguns dias. Se tivesse levado bermuda na mala, também daria pra ter usado pelo menos em uns dois dias, mas nada que justificasse o peso extra na bagagem.
O TurismoEtc pegou carona com o Alberto G. Martins (@albertogmartins) e foi viajar para visitar a linda Berlim e de camarote! Leia até o final!
VOCÊ SABIA QUE EXISTEM SEGUROS ESPECÍFICOS PARA VIAGENS PARA A EUROPA? POIS É. VEJA O PASSO A PASSO DE COMO CONTRATAR, AFINAL, SÃO MUITAS OPÇÕES PARA VIAJAR SEGURO EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL. CLIQUE E GARANTA SEU CUPOM DE DESCONTO.
Mesmo que já tivesse visitado grande parte dos pontos turísticos de Berlim da primeira vez, como o Portão de Brandemburgo, atual símbolo da liberdade e da reunificação alemã, o Memorial aos Judeus Mortos na Europa, também conhecido como Memorial do Holocausto e o Memorial do Muro de Berlim, passeio gratuito imperdível, não escapei de revisitar esses lugares.
Leia também
Mercados de Natal na Alemanha
Mülheim, conheça essa simpática cidadezinha alemã
Primeiro porque estava com amigos que não conheciam e queriam conhecer e segundo porque rever alguns pontos numa outra estação climática traz uma sensação diferente e, se São Pedro ajudar, fotos mais que atualizadas para guardar pra sempre.
Além de toda a história que permeia essa cidade incrível, vale destacar o estilo de vida do berlinense. Aqui, a liberdade é levada à sério e você pode fazer tudo o que quiser, desde que não infrinja a liberdade do outro. Parece sem sentido destacar isso, mas quando você estiver em Berlim você vai saber, ou melhor, viver o que estou escrevendo aqui. Ainda vou dar dicas de onde ficar em Berlim, leia até o final!
Berlim: conheça a capital da Alemanha
Como se locomover em Berlim
Cheguei em Berlim pelo aeroporto novo (BER), que esteve em construção por mais de 20 anos. Os berlinenses eram contra a construção do novo terminal, mais afastado da cidade, mas confesso que achei prático, funcional e bem bacaninha. Na minha primeira vez na capital alemã cheguei e saí de trem, pela estação central, então não conheci o aeroporto antigo para fazer uma comparação.
Da área do desembarque até o terminal de trem levei menos de 5 minutos. Comprei o tíquete na máquina (que tem instruções em inglês, amém!) e por 3,80 euros embarquei rumo ao centro da cidade. A viagem não demorou nem 50 minutos e em menos de uma hora já estava dentro do hotel fazendo check-in. Um amigo que preferiu ir de táxi, pagou cerca de 60 euros e levou o mesmo tempo que eu, que tal?
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir
as dicas sobre como alugar um carro na Rentcars e como conseguir passagens aéreas baratas.
O sistema de transporte em Berlim é todo integrado e os bilhetes dão direito a utilizar trem, metrô, tram e ônibus (que eu não usei pra nada), mas a dica importante é: preste sempre muita atenção nas zonas (divididas em A, B e C) que você vai circular. A maioria das atrações ficam nas zonas A e B e o tíquete para circular nesse perímetro custam 1,90 euros. Como andei também muito a pé e em alguns momentos utilizei transporte por aplicativo, não comprei nenhum passe para muitos dias.
O máximo que utilizei foi um bilhete com validade de 24 horas. Por isso é importante fazer um planejamento diário de sua estada por lá, com os lugares que quer conhecer e visitar, para calcular se os tíquetes turísticos valerão a pena pra você. Afinal, com o Euro valendo quase R$ 7,00 (setembro/21), qualquer centavo economizado já ajuda a pagar a cerveja, né?
Como não há catracas nas estações e nem cobradores nos trams, você precisa validar o tíquete em totens eletrônicos antes de embarcar em qualquer meio de transporte público. Há fiscais circulando e verificando se você está com o tíquete certo e validado o tempo todo. Eu mesmo, nessa viagem, fui abordado mais de cinco vezes por fiscais. Senão tivesse com o bilhete em mão, da zona permitida e validado no totem, era multado na hora. A multa custar cerca de 60 euros e você tem que pagar na hora! Então, não se arrisque.
VOCÊ SABIA QUE EXISTEM SEGUROS ESPECÍFICOS PARA VIAGENS PARA A EUROPA? POIS É. VEJA O PASSO A PASSO DE COMO CONTRATAR, AFINAL, SÃO MUITAS OPÇÕES PARA VIAJAR SEGURO EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL. CLIQUE E GARANTA SEU CUPOM DE DESCONTO.
Sempre que estiver no pique, prefira caminhar. Com um bom e confortável calçado, é possível caminhar por Berlim sem se cansar tanto. A cidade é toda plana e o clima, especialmente na primavera e no outono, favorecem bons passeios. Berlim também oferece a possibilidade de bicicletas e patinetes compartilhados, mas confesso que nem me arrisquei a pesquisar sobre como usar. Gosto tanto de caminhar que sempre prefiro essa opção quando dá.
Além de fazer o exercício diário, vamos descobrindo coisas no caminho que nem imaginávamos. Mas preste atenção: não vá achando que sempre haverá algo interessante pra ver do ponto A até o ponto B. Estude o trajeto antes e não queira caminhar só para economizar o passe do transporte! Muitas vezes a caminha vale a pena depois que se chega lá 😉
Berlim: conheça a capital da Alemanha
Onde ficar em Berlim
Das duas vezes que fui pra lá, fiquei em hotéis próximos à Alexandreplatz, região central da cidade e com excelente infraestrutura de tudo: bares, restaurantes, cafés, conveniência, transporte, lojas e galerias. Sempre tem algo pertinho do hotel que você escolher se hospedar.
Na primeira vez eu me hospedei no Casa Camper, um hotel bem cool e descolado, mas com tarifas que podem ultrapassar facilmente os mil reais por dia. Agora, optei pelo Amano Rooms & Apartments, de uma rede berlinense de hotéis, bares e restaurantes.
Localizado a poucos metros da Alexanderplatz, na região do Mitte e rodeado de estações de metrô, está numa região efervescente e cheia de cantinhos a se descobrir. Pra quem preferir algo mais econômico, o Ibis Styles Hotel Berlin Mitte ou o Holiday Inn Express – Berlin, Alexanderplatz resolvem bem essa questão.
Querendo algo mais upscale, mas ainda assim com cara de rede, o Radisson Blu Hotel, Berlin está a 700m da Alexanderplatz.
No caminho entre o hotel e a praça, por exemplo, não deixe de praticar a “vitrineterapia” nas inúmeras lojinhas que têm por lá. Se estiver com tempo e procurando algo bacana, com certeza por ali você encontrará.
As ruas que cortam o bairro também reservam boas surpresas, tanto para quem quer usar o benefício do Tax Free/Global Refund (sim!, você como estrangeiro poderá ser ressarcido de alguns impostos ao declarar suas compras e validar o formulário no aeroporto antes de deixar o país) quanto para quem quer descobrir sabores e aromas.
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir
as dicas sobre como alugar um carro na Rentcars e como conseguir passagens aéreas baratas.
Dedique um tempo para se embrenhar pelas ruazinhas e permita-se! Afinal, você está em Berlim e aqui você pode tudo, lembra?
Colaboração especial do @albertogmartins. Alberto G. Martins é Relações Públicas, apaixonado por turismo, gastronomia , hotelaria e foge de casa pra conhecer algo novo sempre que dá
E você, qual sua próxima viagem? Conta pra gente nos comentários!!