
CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Nova York/Estados Unidos
Parece ser natural: quando você fica muito tempo fora do Brasil, a vontade de comer comidas do nosso País aumenta. Não sei se é com todas as pessoas. Comigo, muitas vezes, acontece. Foi assim em Nova York. Para matar a saudade fui almoçar na famosa Churrascaria Plataforma, fundada por brasileiros em 1996 em Midtown Manhattan.
Logo que você entra, no grande salão, há um lindo bar à esquerda e à sua frente as mesas e o bufê de saladas, frios e pratos quentes da casa. Funciona no sistema de rodízio. Durante minha visita vi bastante estadounidenses e brasileiros radicados na cidade almoçando.


Na churrascaria você pode falar português sem problemas. Os profissionais e os garçons, se não são brasileiros, são de outras nacionalidades e falam e compreendem o nosso idioma. Na minha mesa, o atendimento que tive por parte dos garçons foi bem educado e atencioso.
Já logo me trouxeram uma porção de pão de queijo, de pastéis de queijo e de camarões fritos ao alho e óleo. Estavam ótimos: o pão de queijo chegou quente e crocante à mesa; o camarão “pousou” quentinho e com bastante alho; e o pastel bem recheado e com o queijo bem derretido. Para beber fui de cerveja mexicana.


O bufê de frios, saladas e pratos quentes é bem completo. Não peguei muita coisa, pois estava com vontade mesmo de comer picanha – um de meus cortes bovinos favoritos.
E a picanha da Plataforma é ótima. Chegou como eu gosto: mal passada e com a tira de gordura bem quente. Comi as fatias fininhas, como gosto de pedir, com vinagrete e farofa.

Após ficar satisfeito parti para a sobremesa. Escolhi algo bem brasileiro também: o quindim. Não me decepcionei de forma alguma: estava maravilhoso. Gosto assim: a base de coco fina e o restante, praticamente onde estão o açúcar e as gemas de ovo, bem alto, bem doce e firme. Perfeito!


Então se pintar saudade de comida brasileira em Nova York, uma ótima dica é ir comer na Churrascaria Plataforma. Você vai adorar.
Mais informações: www.plataformaonline.com e www.nycgo.com.
O TurismoEtc viajou a convite da US Travel Association, com apoios da American Airlines, da Worldhotels, do The Kimberly Hotel e da NYC & Company, com seguro de viagem GTA