#PUBLIEDITORIAL
Um destino surpreendente, que reúne muita cultura, muita história e muito charme. Cuba carrega uma trajetória única, com a herança revolucionária que pode ser vista na arquitetura e no cotidiano dos cubanos. Uma volta ao tempo para os turistas e uma experiência incrível de viagem para quem busca cultura, história, vida noturna e muita praia de águas claras.
A recepção acolhedora do povo faz qualquer um se apaixonar e querer, por horas, saber detalhes do dia-a-dia de quem vive por lá. O cubano vive sem luxo, mas respira arte e cultura o tempo todo, ouve boa música e contempla telas de artistas em qualquer canto. Che Guevara e Fidel Castro são os mais vistos, por meio dos monumentos, painéis e outdoors. Ícones da revolução de 1959!
Um dos lugares quase que obrigatórios para se visitar é Havana. Mesmo com a falta de revitalização dos edifícios e das vias, a sensação é voltar aos anos 1950, com a vista corriqueira dos carros antigos e coloridos pelas ruas da cidade, bares – La Bodeguita e del Medio e El Floridita, os mais famosos que servem um maravilhoso mojito –, charutarias, música ao vivo e o famoso, Malecón.
O Malecón reserva um passeio especial. Uma avenida enorme, com um muro que “impede” o oceano de avançar na cidade. No final da tarde, o pôr-do-sol é esperado por muitos, que aguardam o anoitecer, com boa música, bom papo e muita sociabilização.
Outro município muito querido pelos turistas é Trinidad, Patrimônio Cultural da Unesco desde 1988. A cidade tem muito charme, com casas coloniais, ruas de pedra, cavalos, charretes e uma boa vida noturna. O centro da cidade, com clima interiorano, tem a Casa da Música e a Casa da Trova, o primeiro com shows de graça, a céu aberto, bem próximo da Plaza Mayor, onde cubanos se misturam a viajantes do mundo inteiro.
Outra dica é o passeio por Cienfuegos, totalmente envolta por uma arquitetura francesa. No centro há uma praça com uma catedral, rodeada de edifícios e ruas que dão acesso a um pequeno porto em uma baía.
Se todos os passeios chamaram a atenção para a próxima trip, não esqueça do visto para Cuba. Ele é válido por 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias, mediante aprovação das autoridades cubanas. Vale lembrar que além da exigência do visto é necessário fazer um seguro de viagem e, altamente recomendado, ter uma carteirinha de vacinação internacional comprovando que foi tomada a vacina contra febre amarela.
QUEM LEVA
Para os passeios, a Sanchat Tour possui pacotes para o “Mini Cores e Aromas de Cuba”. O programa é de seis dias, com Havana, Cienfuegos, Trinidad, Sancti Spíritus e Santa Clara, com valores a partir de R$ 2.074 por pessoa em apartamento duplo, e inclui traslados, tour em ônibus climatizado, partidas fixas garantidas com mínimo de passageiros, hospedagem e seguro de viagem. Para mais informações, acesse www.sanchattour.com.br ou ligue para (11) 3017-3140.