Um dos locais mais preservados da cultura maya, no México, as Ruínas de Coba, situada na Península de Yucatán, abriga o templo mais alto da região, a Nohuch Mul
LUCIANO PALUMBO
Enviado à Riviera Maya/México
Um dos locais mais bonitos que já visitei no México, relacionados à história foi a Riviera Maya, especialmente o sitio arqueológico de Coba. Ali é possível percorrer templos de uma das maiores cidades maias do Período Clássico. No Coba Maya Encounter, além disso, é possível escalar os 420 degraus da Nohuch Mul, que na língua maia significa “montículo grande” e é a maior pirâmide da península de Yucatán. São 40 metros de altura.
Na tradução para o espanhol, Coba significa “água agitada pelo vento”. Entre os anos de 400 e 1100 da nossa era, esta foi uma das maiores cidades do período clássico maia, que albergou cerca de 50 mil habitantes. Uma das razões principais pela qual foi estabelecida aqui foram dois pequenos lagos que forneciam água a toda a população. Indo de carro, esta cidade está localizada a meia hora em direção oeste da cidade de Tulum.
Ali você pode, além de conhecer a história e os costumes mayas como o jogo de pelota ou a igreja onde os habitantes clamavam por chuva, é possível fazer escaladas, tirolesas e até passeios de caiaques.
Para conhecer a área você pode também alugar uma bicicleta. Se você estiver cansado e quiser interagir com os moradores, também pode alugar triciclos transformados em bicitaxis. No final do passeio, após ser purificado pelo xamã, d~e um mergulho em dos principais cenotes da região e prove a gastronomia local. A visita foi incrível.
O TurismoEtc viajou com apoio do Conselho de Promoção Turística do México (CPTM), do Turismo de Riviera Maya e da BD Travel, com seguro de viagem GTA e voando Avianca