Conheça o Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding, lugar que preserva, ensina e multiplica amantes da cultura Emirati
Quando você viaja qual o seu interesse? Apenas curtir dias de descanso, explorando os atrativos turísticos do destino ou explorar a cultura e a história dos lugares por onde passa? Em Dubai, no Emirados Árabes Unidos, estes atrativos se unem à tradição e logo misturam ao modernismo regado à tecnologia e ao luxo.

Quer ver tudo isso no mesmo lugar? Então reserve um tempo para conhecer o Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding. Ou seja, um lugar que preserva, ensina e multiplica amantes da cultura Emirati. Ali, questões comuns como os porquês das vestes e casamento, leis, princípios e culto, por exemplo, ganham contexto somados à rica história existente.
Veja também como é voar de Emirates para Dubai.
O centro cultural está localizado na Casa de Vento (lá o ar-condicionado é natura), no histórico Distrito Al Fahidi, no Bur Dubai. Portanto, segundo o diretor do Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding, Abdulla bin Eisa Al Serkal, o centro está fundamentado sobre a cultura Emirati e o islã.
VAI VIAJAR PARA DUBAI? ENTÃO ENCONTRE AQUI O SEU HOTEL
JÁ TEM O SEU AÉREO? CONSULTE VALORES
TENHA INTERNET ILIMITADA NO SEU CELULAR
“Nós oferecemos uma grade de atividades diferenciada aos visitantes. Ou seja, desde cozinha tradicional a conversas com cidadãos [emiratis] locais”, disse referindo-se ao objetivo de construir pontes entre diferentes culturas e ajudar os visitantes e expatriados a compreender as tradições e costumes da região.



Com o lema “open doors, open minds” (portas abertas, mentes abertas) e um ambiente bem descontraído, não há uma pergunta que fique sem resposta por mais sutil que seja, ou não! “Buscamos mostrar as questões que envolvem nossa cultura e nosso dia a dia. Nossos hábitos alimentares, vestimentas, questões familiares e religiosas. Nosso principal está na desmistificação, conscientização e o entendimento de elementos culturais associados aos povos árabes e ao islã”, disse.
Veja opções de hospedagem em Dubai.
TOURS
O local oferece uma série de programas para visitação. Já na entrada, o visitante recebe uma aula sobre os costumes locais. Depois de um pequeno bate papo, saímos então para a visitação da mesquita Diwan Mosque e, ali, conhecer um pouco mais sobre a religiosidade, o Alcorão, a Meca e outras curiosidades e beleza da cultura islâmica.
NÃO VIAJE SEM SEGURO, OU SEJA, MANTENHA-SE PREVENIDO
ALUGUE SEU CARRO AQUI
Além disso, no bate papo entre o café da manhã, temas como a diferença e importância dos vestuários oficiais como o Hijab, Niqab, Burqaa, Abaya, Chador e afins entram em questão. Educação e sexualidade. Princípio e o casamento com mais de uma mulher. “Em um ambiente descontraído e com cara de família apresentamos nossos costumes aos visitantes. Sempre de mentes e portas abertas”, comentou Abdulla.





Na volta, um brunch especial com chabab – espécie de panqueca Emirati feita com farinha, ovos, açúcar e especiarias como cardamomo para adicionar sabor e açafrão para cor e ligamat – doce tradicional dos Emirados. Lembra um bolinho de chuva (mas é muito mais gostoso). Tudo isso regado a muito chai e tâmaras da região.
Confira também: Uma experiência no deserto de Dubai.
Entre as opções de visitas, estão os programas Heritage Tours, Refeições Culturais, Creekside Tours, Escolas e Universidades, Vista a Mesquita de Jumeirah, Consciência Cultural e Aulas de Árabe; além disso há eventos sazonais.
Mais informações pelo site www.cultures.ae.
O TurismoEtc viajou para Dubai a convite da Interamerican Network (Discover Dubai Estudy Mission), voando na executiva da Emirates e com seguro viagem da Intermac Assistence