
CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Étretat/França
Acho que um dos motivos do estabelecimento dos normandos (vikings), no século 11, na costa norte da França, é que eles se apaixonaram ao ver tantos lugares lindos – leiam-se praias, falésias e erosões marinhas. Só pode ser. Brincadeiras a parte, uma destas cidades à beira mar que esbanja beleza é Étretat. Com população inferior a 2 mil habitantes, recebe milhões de visitantes todos os anos que se maravilham com as belezas naturais.
Passei pouco, muito pouco tempo em Étretat, na Normandia. Visitei o município no final de março, e ainda fazia frio, mas com dias ensolarados. Na pequena cidade o que vale a pena é ver os jardins dentro de um parque, localizado no alto de uma das montanhas que ladeiam o centro e as erosões marinhas; caminhar na calçada da avenida beira mar e na praia e tomar um sozinho na praia – que não é de areia mas, sim, de pequenas pedras.


A beleza natural de Étretat chamou a atenção também dos pintores impressionistas, como por exemplo Eugène Boudin (1824-1898) e Claude Monet (1840-1926). Na orla da cidade, a prefeitura colocou placas com quadros na direção de onde foram, originalmente, pintados. Aí você compara a obra e a realidade.
A partir de Paris, Étretat fica a cerca de duas horas de carro. A partir de Le Havre, a cidade fica somente 32 quilômetros. Étretat é show de bola!
CONFIRA MAIS FOTOS:







SERVIÇO:
Região: www.normandie-tourisme.fr
Cidade: www.etretat.net
O TurismoEtc viajou a convite da Atout France e Air France, com seguro de viagem Intermac






