O projeto irá realizar a recuperação das construções de 1922 e da Calçada de Lorena, do século 18
A secretária-adjunta de Turismo do Estado de São Paulo, Bianca Colepicolo, e a assessora técnica da secretaria, Ana Clemente, estiveram reunidas na última terça-feira (dia 31 de julho), com o gestor do Caminhos do Mar do Parque Estadual Serra do Mar, Nilton de Oliveira Peres. O mesmo coordena e cuida da Estrada Velha de Santos (SP) e de todos os produtos históricos e ambientais deste produto.
O histórico Caminho do Mar é uma atração do Núcleo Itutinga Pilões. São vários roteiros estruturados a partir da Estrada Velha de Santos, observando a floresta e as cachoeiras, o Padrão do Lorena e o conjunto de monumentos construídos em 1922 em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, todos tombados pelo Condephaat em 1972.
“Pode parecer que estamos atrasados no desenvolvimento deste produto, porém talvez se tivéssemos antes aberto o parque para a exploração turística, não teríamos a consciência ambiental e cultural que temos hoje”, afirma Bianca.
Para promover o potencial turístico da região, está sendo feito um projeto executivo para recuperação das construções de 1922 e da Calçada de Lorena, do século 18. O patrimônio histórico e cultural será mantido, e a Fundação Florestal seguirá com o plano de manejo que já reflorestou e mantém a vegetação local, ainda preservando e ampliando a fauna e flora.
A estratégia da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, além de reforçar a presença do produto nas saídas do Roda São Paulo, é desenvolver uma ação para que o parque e as atrações sejam comercializadas pelas principais empresas de turismo de São Paulo.