
Na próxima terça-feira, dia 21 de março, a cultura gastronômica francesa será celebrada em 150 países dos cinco continentes. Trata-se da terceira edição do Goût de France/Good France. Ao todo, mais de 2 mil restaurantes vão participar com um cardápio especial para a data. No Brasil, 106 casas integram a lista oficial do evento.
Cada restaurante participante fará um jantar para o evento, celebrando a excelência da cozinha francesa, a capacidade de inovação e os valores: compartilhamento, prazer, respeito do produto e da sustentabilidade.
O Goût de France é, também, uma forma de promover o turismo na França. Segundo a Atout France, entidade que promove o turismo do país no Exterior, “um terço dos turistas que vão à França dizem que a razão de sua viagem é a gastronomia”.
A gastronomia francesa é classificada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

No Brasil o lançamento do Goût de France 2017 ocorreu hoje (16) na residência oficial do Consulado Geral da França em São Paulo, com um café da manhã com pães da France Panificação e queijos franceses.
“A gastronomia faz parte da identidade francesa e está, ainda, intimamente ligada à história e à visão de mundo da França”, disse o cônsul geral da França em São Paulo, Brieuc Pont. “A nossa diplomacia e a Atout France também se mobilizam nesta iniciativa”, emendou Pont.

“Os chefs valorizam a gastronomia francesa com liberdade: com as influências regionais e utilizando os produtos locais”, afirmou cônsul geral da França, sobre o Goût de France. “E não é só a alta gastronomia, queremos também que a nossa produção seja acessível a todos”, emendou ele.
No Brasil, dos 106 restaurantes participantes, a maioria fica em São Paulo, em Brasília e no Rio de Janeiro. Para saber todas as casas brasileiras participantes, clique aqui.
Site: www.goodfrance.com.