Edifício foi construído pelos holandeses em 1631 e tombado em 1938 como Patrimônio Cultural Brasileiro
O litoral Norte de Pernambuco guarda lugares belíssimos e atrações bem interessantes. Um destes atrativos foi reaberto ao público no início deste mês de agosto: o Forte Orange. Trata-se de uma fortaleza construída em 1631 pelos holandeses, quando estes invadiram o Nordeste da então colônia portuguesa do Brasil. Fica à beira-mar na cidade de Ilha de Itamaracá – distante pouco menos de 50 quilômetros da capital do Estado, Recife.
O monumento passou por obras de restauração e recebeu cerca de R$ 11 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid), por meio do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Entre as benfeitorias realizadas estão rampas, escadas e corrimãos de aço-inox, que levam os visitantes a todas as partes da fortificação. Partes da muralha também foram restauradas, e os canhões receberam novos suportes feitos de concreto.
Há ainda salas com esculturas em madeira, quadros com mapas antigos e retratos do conde Maurício de Nassau, que governou o Brasil-Holandês de 1637 a 1644, dentre outras.
O Forte Orange abre diariamente, das 9h às 17h, e a entrada é grátis.