
Em homenagem a uma das festas mais populares do Brasil, o Carnaval, a Bartô Gelateria, de São Paulo, elaborou seis novas receitas utilizando como ingrediente principal a cachaça feita em Estados em que a festa chega a ser mundialmente conhecida: Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Minas Gerais.
“Pensamos na união mais perfeita que é o carnaval e a cachaça, decidimos criar essa temática. Assim como cada cachaça tem suas características próprias, seja pela técnica apresentada ou mesmo pelo tempo de preparo, resultando em um produto diferente um do outro; no carnaval acontece o mesmo”, destaca o sócio e chefe gelataio, Caio Corrêa.
Os sabores carnavalescos entram na vitrine nesta sexta (24) e perduram durante o feriado da folia, encerrando na quarta de cinzas (29). Confira:
São Paulo – “Desenvolvida com a Santo Grau, da região de Itirapuã, uma cachaça amarelada com textura aveludada, macia e ampla no paladar, com aromas complexos e toques suaves de madeira. Para harmonizar a bebida, foi acrescentado o sabor lima da Pérsia feita com limão Taiti e manjericão, gerando um refrescante gelato para os dias quentes.”
Rio de Janeiro – “A escolhida foi a Santa Rosa Ouro, produzida em Valença, em alambique de cobre e envelhecida por três anos em barris de carvalho europeu com 40% de teor alcoólico. O sorvete, além da bebida, faz a combinação com a carambola e ainda capricha em toques de manjericão.”

Minas Gerais – “Utiliza a cachaça Salinas, envelhecida por dois anos e meio barris de bálsamo. Apesar de ser alta (42%) foi quebrada pela perfeita harmonia com o abacaxi.”
Ceará – “Aqui o gelato foi feito com abacaxi e com toques da cachaça Ypióca Ouro, que é bem suave, mas complexa em seu sabor e aroma devido ao seu envelhecimento feito em barris de carvalho por um ano.”
Recife – “Carvalheira: essa foi a bebida escolhida para representar o Estado. De produção ainda familiar, foi feita com o sabor de gelato caipirinha de caju com limão.”
Bahia – “Feita na Chapada da Diamantina há mais de 200, a bebida divide o sabor com o gelato de caipirinha de limão.”
A tabela de preços costuma variar de acordo com o número de bolas escolhidas e se é copinho, casquinha ou cascão.
SERVIÇO:
Bartô Gelateria
Rua Itapura, 1.522, Tatuapé, São Paulo-SP, tel. (11) 2091-1994
Horários: segunda a quinta das 12h/22h, sexta das 12h/meia-noite, sábado das 11h/meia-noite, e domingo, das 11h/22h
Cartões de débito: Visa, Mastercard e Elo
Cartões de crédito: todos
Não aceita cheque nem tem área para fumantes
www.bartogelateria.com.br