fbpx

Guia de Bonito: O que fazer por lá

Publicado por: Da Redação / Atualizado em: 20/03/2023

Guia de Bonito: Saiba o que fazer em Bonito com este guia de atrações que preparamos. Conheça as atividades que você pode realizar durante a sua viagem

A cidade de Bonito fica no Mato Grosso do Sul.

A região é famosa pela beleza de seus rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas e cavernas. Dentre as atrações mais famosas estão: Gruta do Lago Azul, Abismo Anhumas, Barra do Sucuri, Balneário Refúgio da Barra e Nascente Azul. Certamente é um passeio imperdível para se fazer.

Confira este guia e saiba o que fazer em Bonito!

Guia de Bonito
A Gruta do Lago Azul (fotos divulgação/Sectur de Bonito)

O que fazer em Bonito (MS)

O cartão postal de Bonito é, sem dúvida alguma, a Gruta do Lago Azul, onde a cor da água impressiona pelo azul vivo no fundo de uma gruta e centenas de degraus abaixo da superfície. Esse é o passeio mais básico e não dá pra deixar de fazer. Há outras duas grutas conhecidas mas menos populares: Gruta de São Miguel e Gruta São Mateus.

Mas esses não são os únicos passeios de encher os olhos em Bonito. No rio Barra do Sucuri é possível fazer uma flutuação lindíssima, com correnteza leve, e depois almoçar no restaurante do atrativo ou descansar no Balneário Refúgio da Barra.

Começamos nossa viagem pela Gruta Azul. Aliás, se estiver programando uma viagem à Bonito, no Mato Groso do Sul não deixe de consultar a Acqua Studio de Viagens. Eles tem as melhores opções de passeios e transfers por lá.

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Guia de Bonito
A Gruta de São Miguel

Guia de Bonito

O que fazer em Bonito (MS)

Para os que gostam de aventura, o Boca da Onça Ecotour é um prato cheio. Trilhas, rios e diversas e cachoeiras, algumas nas quais é possível entrar. O almoço, com comida deliciosa, está incluso no local. Na fazenda do atrativo também é possível fazer rapel, caso queira. Outra opção é fazer arvorismo e boia cross no Cabanas Aventura.

Outra atração bem legal é a flutuação na Gruta do Mimoso. Ou melhor, por lá duas você fará duas atividades bem legais: a visita a uma caverna e a flutuação, nesse caso realizada dentro de um lago da gruta. Para acessar o lago, que tem coloração azulada, é necessário descer uma escadaria com cerca de 80 degraus para acessá-lo.

Se for flutuação que gosta, recomendamos a flutuação no Aquário Natural. Uma vantagem do local é que ele está a uma pequena distância do centro da cidade – opção prática para quem não quer gastar muito tempo no deslocamento até o local de uma flutuação.

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Guia de Bonito
Balneário Municipal de Bonito

Já o Rio da Prata, outra famosa flutuação de Bonito, se destaca pela deliciosa caminhada feita na mata e pela grande quantidade de peixes observados ao longo da flutuação.

Há algumas atrações das mais conhecidas que eu não fiz, como o as flutuações no Rio Formoso, Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, mas é recomendação certa.

Há vários outros atrativos em Bonito. Todas as agências podem te auxiliar na escolha do roteiro perfeito pra você. Consulte a Acqua Studio de Viagens.

NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO

 

O que fazer em Bonito
Você irá nadar com os peixes no rio Barra do Sucuri
O que fazer em Bonito
Estância mimosa, uma das várias cachoeiras de Bonito

À noite, depois dos passeios fora da cidade, é possível conhecer o Projeto Jiboia, um projeto de conservação de serpentes. É interessantíssimo ouvir as histórias e o trabalho deles pra entender o medo que (não) devemos ter desses animais. Para os mais corajosos, é possível tirar foto com uma jiboia nos ombros.

Proximidade com animais é também o destaque do passeio ao Buraco das Araras e à Estância Mimosa, onde é possível fazer cavalgada. Não deu tempo de fazer esses dois, mas também são muito buscados por turistas.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Então alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

O que fazer em Bonito
Cachoeira na Estância Mimosa

O que fazer em Bonito

Curiosidades e dicas

Só é possível fazer reserva nos atrativos em Bonito por meio de agências locais. Eles não negociam diretamente com público final. Consulte a Acqua Studio de Viagens. Eles tem as melhores opções de passeios e transfers por lá.

Bonito, como um destino de natureza, está sujeito à sua vontade. Então, é possível que o roteiro, o horário e a ordem das atividades programadas possam sofrer alterações se as condições climáticas (e até operacionais) não permitirem. As agências de lá estão acostumadas com isso, então farão, dentro do possível, qualquer remanejamento.

Em alguns passeios, como os que envolvem grutas, rapel, arvorismo, trilhas, cachoeiras, cavalgadas, quadriciclo e flutuações, ou seja, quase todos mesmo, o viajante deve usar tênis ou calçado antiderrapante. Na mala, também devem estar roupas confortáveis, roupa de banho, boné/chapéu, chinelo, repelente e protetor solar. Vale também levar uma toalha absorvente.

Apesar de ser importante levar protetor solar ou repelente, o uso desses itens (junto com bronzeador) é proibido antes de entrar nas águas, para não contaminar, mas deve ser aplicado depois do passeio.

Guia de Bonito
A cachoeira Boca da Onça

Máquinas subaquáticas, como a GoPro, são as únicas permitidas nas flutuações, então faça dela sua melhor amiga nessa viagem. Mas, alguns passeios, como o de bote, não permitem levar nenhum equipamento, por segurança. Algumas atrações oferecem serviço de foto opcional e é possível contratar diretamente no atrativo.

Além disso, outro destaque é o Pub São Jorge, um dos poucos pontos de vida noturna da cidade pra quem gosta de dançar e é também um ponto de encontro para a comunidade LGBT+. Aos sábados, costuma rolar festa com música pop.

Outra coisa importantíssima: não beba água da torneira em Bonito. Ela tem acúmulo de resíduos de calcário e magnésio e pode dar ruim pro estômago.

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas

Por último, mas não menos importante, duas dicas práticas: em Bonito, o fuso horário é de 1h a menos em relação ao horário de Brasília e não existem caixas eletrônicos 24h. Só existem caixas eletrônicos dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Sicredi e Caixa.

O que fazer em Bonito
O Zagaia Eco Resort (foto reprodução/Booking)

Guia de Bonito

Onde ficar em Bonito (MS)

Quando visitei Bonito, fiquei hospedado no Marruá Hotel. Ele fica um pouco mais afastado do centrinho da cidade, mas Bonito não é grande, você consegue inclusive fazer tudo a pé. É considerado um hotel 4 estrelas e é bem bonito, com paisagismo e muito verde na área central, entre os quartos.

Bonito oferece diversos tipos de hospedagem, desde hotéis de luxo até opções mais econômicas. O Zagaia Eco Resort é o único hotel 5 estrelas na região. Dentro da propriedade há 3 piscinas, 2 restaurantes, parquinho infantil, quadras de tênis e futebol e sauna, entre outras coisas. Serviço de babá está disponível por custo extra.

Uma opção de hotel interessante é o Bonito Ecotel, que é bem localizado, perto da Praça da Liberdade, e tem uma proposta sustentável. Tem apenas 20 quartos que acomodam até 4 pessoas, então, em alta temporada, pode ser mais difícil conseguir vaga lá.

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Guia de Bonito
Um dos quartos do Marruá Hotel (foto reprodução/Booking)

Bonito também é conhecida por ter diversas pousadas. As 3 opções a seguir estão entre as mais conhecidas ou recomendadas no destino. O Hotel Pousada Águas de Bonito tem 4 estrelas e mistura hotel com pousada. É ideal para quem quer relaxar depois do dia cheio de aventura, pois conta com piscina ao ar livre climatizada e spa com uma banheira de hidromassagem, sauna e tratamentos de massagem. Outras duas pousadas bem recomendadas no Booking são a Pousada Surucuá e a Pousada Gira Sol.

NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO

Entre as opções econômicas, o Che Lagarto Bonito é sempre uma opção interessante, já que a rede de hostels é reconhecida mundialmente por suas qualidades. Eles têm unidades espalhadas em todo canto. Outra opção de hostel de rede é o Bonito HI Hostel, da Hostelling International, que tem piscina e café da manhã. Ambos contam com quartos individuais e o HI tem também quartos coletivos com beliche.

Guia de Bonito
Onde comer em Bonito

Para jantar, há opções diversas no centro da cidade. O mais conhecido e tradicional é, sem dúvida, o restaurante Casa do João. Já está há muitos anos na cidade, comida boa, atendimento bom, fotos de famosos espalhadas na parede e um salão gigante com diversas mesas. Apesar de não ser o mais barato, vale a pena reservar uma noite para comer lá pela experiência.

O Restaurante Juanita, além de boa comida, tinha música ao vivo de um jeito diferente. Um senhor estava tocando harpa. O Restaurante Turquesa é bem pequeno, tem mesas na parte de dentro e na calçada, dando o ar despojado de boteco, mas com comida árabe, vegetariana e natural. Mas opção de mesa na calçada não é exclusividade deles.

Procurando passagens aéreas?
Então saiba que a
 Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

No Restaurante Aquário, um pouco maior, também sentei na rua e é legal que você percebe a vibe de cidade pequena, com todo mundo se conhecendo e a Dona Margarida vendendo as trufas deliciosas e de sabores diferentes. Recomendo experimentar também. No restaurante, há dois tipos de preparo para o peixe piraputanga: a recatada e a safadinha. Você escolhe qual vai comer.

Já o Restaurante Aipim Cozinha de Raízes é um pouco mais requintado, com pratos mais elaborados. Tudo bem gostoso. Para almoçar, a dica é ir no Restaurante Espaço Jack, com uma comida muito boa por quilo. Pra experimentar tipos diferentes de cerveja, vá à Bonito Beer, na Praça Central.

O que fazer em Bonito
Flutuação na Barra do Sucuri é uma atividade imperdível

Guia de Bonito

Quando ir a Bonito

Bonito não é conhecida por ter um clima muito frio e as estações do ano são duas: a seca e a molhada. Ambas oferecem condições para fazer turismo. A última, que acontece de dezembro a maio, coincide, em grande parte, com o verão. Então, espere calor intenso nessa época, muita chuva e menos peixes. Dizem que as cachoeiras ficam mais cheias, a mata mais verde e a água da Gruta do Lago Azul com uma cor mais intensa.

Em contrapartida, com chuva deixando as águas mais turvas, alguns passeios podem ser cancelados e você pode passar o dia no hotel. Entre outubro e abril, por exemplo, a Lagoa Misteriosa fica fechada ao público que quiser fazer flutuação os os mergulhos mais básicos. Só fica aberto o mergulho mais profundo.

PROCURE O SEU HOTEL EM BONITO AQUI
NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO
ALUGUE SEU CARRO AQUI

Entre maio e setembro, época da seca, acaba sendo a melhor época para ir a Bonito, pois o risco de ter passeio cancelado é menor e a água fica mais cristalina nas flutuações e mergulhos. O tempo pode ficar um pouco mais fresco e as temperaturas caem um pouco, para cerca de 15ºC à noite. A temperatura da água não é um empecilho com as roupas de neoprene e, muitas vezes, lá dentro está mais quente do que fora dela.

O que fazer em Bonito
Certamente você irá se encantar com a Gruta do Lago Azul

Junho, julho e agosto são os menos com menos chuvas registradas historicamente. Mas considere que em julho (assim como em dezembro, janeiro e em feriados) é alta temporada, então os preços disparam e a cidade lota. Evite esses períodos, principalmente Ano Novo e Carnaval.

Agora que você já sabe o que fazer em Bonito depois dessas dicas, ficou fácil programar a sua próxima viagem! Veja algumas ofertas de passagens aéreas na Passagens Promo.

Como chegar em Bonito

Para chegar em Bonito há alguns voos diretos, mas são escassos e caros. Então, a melhor forma de chegar ao destino é voando para Campo Grande e, de lá, pegar um transfer para Bonito. Esse trajeto leva entre 4h e 5h, com uma parada na metade do caminho, para comer algo. Eu usei o transfer da Vanzella Transportes, que faz o trajeto entre Campo Grande e Bonito. Eles têm um guichê logo no desembarque.

PROCURE O SEU HOTEL EM BONITO AQUI
NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO
ALUGUE SEU CARRO AQUI

Por Rafael Leick, do Viaja Bi! e Luciano Palumbo, do TurismoEtc.
Especial para o TurismoEtc – atualizada em janeiro de 2023

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top