Falta menos de um mês para o Natal. Caso você for viajar para a Alemanha e quer comprar presentes para familiares e amigos e/ou enfeites natalinos – com muitos produtos feitos a mão e de bom gosto –, a dica é ir aos Weihnachtsmärkte – “Mercados de Natal”, em alemão. Desde as metrópoles até as menores cidades há no mínimo um mercado com muito artesanato, presépio, apresentações e muita comida típica regional. Praticamente todos os mercados iniciaram a temporada esta semana.
“Os Mercados de Natal alemães são um ponto de encontro de milhares de pessoas, todos os dias, nessa época, que buscam não apenas comprar presentes e enfeites nas barracas, mas desfrutar da cultura e da gastronomia alemãs”, afirma a diretora do Centro de Turismo Alemão no Brasil, Margaret Grantham, em recente encontro com a imprensa em São Paulo.
No encontro estavam presentes ainda o representante do Turismo de Munique, Giovanni Lenard, e a diretora do circuito Magic Cities, Dorothea Niestert. O circuito é formado pelas seguintes cidades: Colônia, Dresden, Leipzig, Düsseldorf, Frankfurt am Main, Munique, Hannover, Nuremberg, Stuttgart e Hannover.
MERCADOS MAIS ANTIGOS E BONECOS DE MADEIRA
Cada Weihnachtsmärkte tem um diferencial, uma singularidade. No entanto, há que se destacar três destinos dentro desse tema, todos no Estado da Saxônia – um dos antigos Estados da então República Democrática Alemã (1949-1990): Dresden, Leipzig e Erzgebirge. Caso você tenha tempo ou quer conhecer uma Alemanha diferente na sua viagem ao país, vale a pena colocá-los na programação – seja na época de Natal ou não.
Em Dresden, a capital saxônica, o Striezelmarkt, que iniciou a programação hoje (dia 26/11) pela manhã, é o mais antigo mercado natalino alemão. A edição é a de número 581, ou seja, iniciou as atividades há 581 anos na linda cidade barroca cortada pelo rio Elba. Para comer, a dica é o Dresdner Christstollen, o bolo de Natal típico da cidade.
Em Leipzig, importante cidade também situada no Estado da Saxônia e a 1h40 de trem de Dresden, o Mercado de Natal é tão antigo quanto o de Dresden: começou em 1458. Leipzig é intimamente ligada à música clássica, pois lá viveram famosos compositores como Felix Mendelssohn Bartholdy (1809-1847) e Johann Sebastian Bach (1685-1750).
http://www.youtube.com/watch?v=KQv9qyelHwI
Não distante de Dresden, mais ao sul da Saxônia e bem perto da fronteira com a República Tcheca, estão alguns pequenos municípios localizados em uma serra chamada Erzgebirge.
A região é conhecida pela produção, sempre artesanal, de adornos natalinos em madeira e os räuchermänner – bonecos também de madeira onde se coloca incenso, artesanato bem típico de Erzgebirge.
Destaque para a pequena Seiffen, onde há muitas lojas com centenas de modelos de adornos e räuchermänner. Nas ruas também há muita decoração com esses artesanatos. Para saber as datas e os horários de vários Weihnachtsmärkte, clique aqui. Para mais informações sobre Erzgebirge, clique aqui.