
CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Dallas/Estados Unidos
Um marco triste e terrível da história dos Estados Unidos ocorreu em Dallas: o então presidente do país, John F. Kennedy – nascido em 1917 – foi assassinado na Dealey Plaza no dia 22 de novembro de 1963. O autor do crime foi Lee Harvey Oswald (1939-1963).
Toda a história deste assassinato, o antes e sobretudo o depois, com as diversas investigações feitas pelo estadounidense, é o tema do The Sixth Floor Museum at Dealey Plaza.
O museu tem este nome pois foi do sexto andar do prédio, onde funcionava do Depósito de Livros Escolares do Texas – e onde fica a instituição também –, que Oswald disparou contra o presidente Kennedy.

O acervo do museu é riquíssimo em fotos, jornais, vídeos, sons, revistas e outros objetos referentes à história antes e depois do crime que chocou o país.
Na visita recomendo o uso do guia eletrônico, também disponível em português. Fica tudo mais fácil e compreensível.
EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
Além da mostra fixa, o museu também apresenta até 19 de fevereiro deste ano a exposição temporária especial Luto do Presidente.
O luto pelo assassinato do presidente é apresentado cronologicamente e com riqueza de detalhes. Kennedy foi enterrado no cemitério nacional de Arlington, em Washington DC, na segunda-feira, dia 25 de novembro de 1963. Na ocasião, cerca de 250 mil pessoas deram o último adeus a Kennedy.
Museu imperdível numa visita a Dallas.

Mais informações: www.jfk.org e www.visitdallas.com.
O TurismoEtc viajou a convite da American Airlines