CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Nova Orleans/Estados Unidos
Seguramente foi a minha primeira visita a um museu que trata 100% do tema do comer e beber e, ainda mais, de uma região específica de um país. Adorei demais conhecer o Southern Food and Beverage Museum e o The Museum of the American Cocktail – ambos funcionando em um mesmo teto em Nova Orleans. Os dois museus abordam a comida e a bebida dos Estados do Sul do Estados Unidos.
No logo do Southern Food and Beverage Museum, a presença de três okras – quiabo, em inglês – fortalece ainda mais a traço sulista da instituição. O vegetal é muito consumido nesta região do país.
O acervo e a disposição das peças revelam uma proposta muito bacana. Impossível, para um foodie como eu – modéstia a parte – não se encantar como um lugar desses, com dois museus.
Cada Estado tem uma área e um mapa com desenhos dos produtos originários daquele lugar. Por exemplo, no mapa da Carolina do Norte há uma garrafa do refrigerante Pepsi Cola – inventado pelo farmacêutico estadounidense Caleb Davis Bradham (1867-1934), na cidade de New Bern.
Embaixo de cada mapa dos Estados sulistas, você observa centenas de objetos que contam a história do comer e beber. Há peças de cozinha (fogões, panelas etc), garrafas, placas publicitárias, embalagens, fotos, balanças, guardanapos, copos, livros, jornais etc. E o detalhe: quase tudo é original. Tudo está em bom estado de conservação.
Além da parte museológica, o Southern Food and Beverage Museum e o The Museum of the American Cocktail têm uma agenda de cursos e atividades pagas para pessoas de todas as idades.
Para quem gosta demasiadamente da cultura gastronômica, a vista aos dois museus é imperdível. Recomendo, com nota dez e louvor.
Confira mais fotos:
Mais informações: https://natfab.org/southern-food-and-beverage/ e www.neworleansonline.com.
O TurismoEtc viajou a convite da US Travel Association, com apoio da Flytour Gapnet Consolidadora