Publicado por: Da Redação / Atualizado em: 10/04/2019
Certamente a melhor banha de porco temperada que já comi foi no restaurante na pequena cidade de Nowy Targ, na região de Małopolska – o Karcma U Borzanka
Em todos os restaurantes que almocei e jantei na Polônia, durante minha viagem em dezembro de 2016, integrando uma presstrip de jornalistas brasileiros, só fui me deliciar com este prato em uma casa bem no interior da região da Małopolska, no sul do país. Ou seja, estou falando do smalec – banha de porco temperada e servida como um patê. Acredito que seja um aperitivo mais presente no interior mesmo.
A porção de smalec servida no restaurante polonês: delícia
Minha primeira experiência com o smalec, coincidentemente, também foi na Polônia, no final da década de 1990. Estava com meus amigos Jan e Gôcha, respectivamente, alemão e polonesa – na época namorados – em um bar no centro histórico da bela cidade de Wrocław. Adorei o sabor e devorei o smalec passado no pão entre goles de cerveja.
O salão da casa
Wrocław é o nome polonês da então cidade alemã de Breslau. Sim, antes do término da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a região da Silésia, onde fica Wrocław, era território alemão.
Minha segunda experiência com o smalec foi em Lviv, no oeste da Ucrânia. A cidade já pertenceu à Polônia, quando se chamava Lwów. Na Ucrânia, país eslavo como a Polônia mas que utiliza o alfabeto cirílico, a banha de porco recebe o nome de “cало” – salo, quando escrito no alfabeto latino. Comi o salo sobre o pão em uma galeria de arte-restaurante e estava muito bom.
A maravilhosa sopa de chucruteO prato principal: peixe assado com batatas e saladas
Mas, de fato, das três vezes que comi a banha de porco temperada, a melhor foi no restaurante na pequena cidade de Nowy Targ, na região de Małopolska – o Karcma U Borzanka.
Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.
O smalec da casa é ótimo, imagino que por causa dos pedacinhos de pururuca presentes. Ao contrário das outras duas receitas de smalec que comi, este não tinha dill (endro) como tempero.
Logo depois deste petisco, tomei uma deliciosa sopa de chucrute, com bastante caldo e chucrute, batata e carne. Como prato principal fui de peixe frito com batatas fritas e salada. Muito bom. Para beber apenas água e cerveja polonesa. Recomendo a casa, sobretudo pelo smalec.
Com um acento de caricatura, escultura em madeira alerta para o (triste) problema do alcoolismo
O TurismoEtc viajou a convite da Organização Polonesa de Turismo e da Tap
INTERNET NO CELULAR
Se em casa a gente não vive sem conexão com a internet imagine então ficar sem um chip de telefone no exterior? Saiba tudo para não ficar desconectado durante uma viagem. Você pode viajar e chegar ao país de destino já com o chip de telefone da EasySim4You.
Pensando em estar sempre atualizado e ligado nas informações da web em casa, comprar um chip de telefone no exterior para voz e dados já faz parte da rotina de muita gente que viaja ao exterior. Certamente, você não fica sem conexão. Ou fica?
Quer chegar no seu país de destino já com um pacote de dados ativado. Certamente, a EasySim4You te entrega esse chip antes de você sair do Brasil em cidades ou aeroportos do país. Portanto, você tem cobertura
Entre comprar as passagens aéreas, reservar a hospedagem e organizar as malas, às vezes acabamos deixando de lado um item que é de extrema importância para a tranquilidade durante a sua trip: o seguro de viagem. E para contratar uma assistência que atenda a sua necessidade, é fundamental se atentar a alguns critérios para evitar dores de cabeça futuras.
Os valores para se utilizar os serviços médicos fora do Brasil são altíssimos, sendo assim, ter um seguro de viagem é altamente recomendado, pois, caso aconteça algum imprevisto durante o seu passeio, a seguradora vai arcar com as despesas de acordo com o valor predeterminado no contrato. Ou seja, vai garantir uma viagem muito mais tranquila para você e sua família.