
A Fundação Pró-Tamar, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória e a Arcelor Mittal Tubarão, inaugurou no início de fevereiro (2) um novo tanque de 226 m² com capacidade para comportar até 100 mil litros de água. Ali permanecem as espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, em um ambiente lúdico e interativo tanto para crianças quanto para adultos.
O tanque, feito à base de rochas localizadas na própria região de Vitória, passa a ser mais uma interessante opção de lazer e aprendizado acerca da biologia e conservação das tartarugas marinhas.
Moderno, o tanque tem um sistema de tratamento de água inovador e possibilita que as pessoas vejam as tartarugas ainda mais de perto, através de visores. “Todos vão poder conhecer quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas existentes no Brasil e saber muito mais sobre o que podemos fazer para protegê-las”, conta a bióloga gestora do Tamar em Vitória, Denise Rieth.
O espaço tem também um tanque de 28 mil litros, em forma de barco, e outro menor com filhotes de tartaruga marinha. Possui espaços temáticos com silhuetas e réplicas, entre elas uma do esqueleto do Archelon, a maior tartaruga marinha encontrada no mundo, que viveu há 70 milhões de anos e conviveu com os dinossauros.
Além disso, o espaço conta com uma loja de produtos Tamar, cuja renda é 100% revertida para o trabalho de conservação das tartarugas e comunidades litorâneas, e uma sala de exibição de vídeos compõem o Centro de Visitantes do Tamar em Vitória.
SERVIÇO:
Centro de Visitantes do Projeto Tamar Vitória
Endereço: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 700ª, tel. (27) 3225-3787
E-mail: tamarvitoria@tamar.org.br
Horário de funcionamento: diariamente, das 8h30 às 18h
www.tamar.org.br