CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Porto Seguro/BA
Sempre tinha ouvido muito falar no famoso Quadrado de Trancoso – que na verdade é um Retângulo. Minha primeira vez no badalado e famoso pedaço deste distrito de Porto Seguro, distante cerca de 75 quilômetros da sede do município, ocorreu no mês de abril passado. E as expectativas foram até superadas. Trata-se, de fato, de uma joia baiana.
Para quem vem da praia e sobe uma ladeira, a primeira vista no Retângulo é a da simpática igrejinha alva – de Igreja de São João Batista, de 1656. A entrada fica de costas para a praia, seguindo um antigo costume da época. No dia da visita, uma pena, estava fechada.
Atrás da igrejinha há uma vista de tirar o fôlego da praia de Trancoso e, antes, do mangue.
E o que é o Retângulo? É uma enorme praça gramada, com até um campinho de futebol no meio, rodeada de restaurantes, bares, lojinhas e pousadas e muito verde. Tudo bem transado, num estilo hippie chic ou rústico chic.
O mais bacana para mim foi andar e observar a beleza das fachadas das lojas, dos restaurantes e das árvores. Sim, você vê também muita gente bonita, turistas ou não. Se tivesse tempo, gostaria de tomar um café ou suco e, tranquilamente, observar este vai e vem de gente que ajuda o local a ter esta atmosfera muito bacana.
Recomendo, sim, uma parada longa no Retângulo de Trancoso.
O TurismoEtc viajou a convite da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Porto Seguro e do Porto Seguro Convention & Visitors Bureau