
CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado ao Rio de Janeiro
Situado bem no meio da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o Ramada Encore Ribalta, administrado pela Vert Hotéis e liderado pelo gerente geral Amauri Morais, fica em frente à Avenida das Américas. O oceano só dá para observar do terraço do hotel. No entanto, a distância para a praia é minimizada por um ótimo serviço que é oferecido aos hóspedes – gratuito. Trata-se de um transfer in/out à linda, tranquila e limpa praia da Reserva.
Fiquei hospedado no hotel na última semana de dezembro de 2016, com minha família – esposa e dois enteados –, e este serviço nos ajudou muito. Só minha esposa conhecia a bela praia da Reserva.
Os transfers eram oferecidos da seguinte forma: havia dois horários de saída e dois horários de retorno. Os horários estavam nos elevadores, mas os recepcionistas também sabiam informá-los. O transporte era feito por motoristas particulares, que prestam serviço ao hotel. A saída/chegada é em frente ao hotel.
Após uns 10 minutos de carro, o motorista parou em frente a um caminho cercado por árvores, que termina em um píer à beira da lagoa de Marapendi. A distância é de apenas 2,5 quilômetros. A praia está do outro lado da lagoa, e o acesso é por meio de balsas operadas pela empresa Barrabalsas.
Para usar o serviço da balsa, eu e minha esposa – e quaisquer outros hóspedes do Ramada Encore Ribalta – mostramos o cartão de abertura dos quartos e a entrada na embarcação foi liberada. Também são transportados moradores de condomínios situados perto da lagoa.



A paisagem é linda: uma lagoa cercada de verde. Sem barulho. Incrível você estar neste ambiente. Nem parece que você está no Rio de Janeiro!
A travessia de balsa levou uns dez minutinhos até atracar no outro píer. Aí descemos e atravessamos a Avenida Lúcio Costa. Muito cuidado aí, mesmo com a faixa de pedestre! Pronto. E assim chegamos em um paraíso no Rio de Janeiro.



A praia é linda. Tranquila, tinha pouca gente, em comparação às praias da Zona Sul como Copacabana, Ipanema e Leblon. O único porém é a falta de comércio, seja por meio dos ambulantes na praia ou quiosques de praia. No pedaço da praia onde ficamos havia uma barraca que alugava guarda-sóis e cadeiras e vendia biscoito Globo, água, cerveja e refrigerante. Mais nada.
Ah, uma questão (importante) do vocabulário local. As pessoas que alugam entendem a palavra guarda-sol, no entanto no Rio de Janeiro este acessório é chamado de “barraca”…

Para voltar a operação foi a mesma. Tudo muito simples e rápido. Adorei!
Para mais informações sobre o Ramada Encore Ribalta, clique aqui. O site da Barrabalsas é www.barrabalsas.com.br.
O TurismoEtc hospedou-se no Ramada Encore Ribalta a convite do hotel