
CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado ao Rio de Janeiro
A Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, para mim mais parece uma outra cidade. Não tem nada a ver com a capital fluminense e está bem longe de lugares como o centro e o bairro de Copacabana e Ipanema. Diferenças e opiniões a parte, acredito que para o turista que deseja aproveitar melhor a Barra – onde há praias e muitas coisas para fazer – é se hospedar em um dos hotéis mais novos da cidade. Estou falando do Ramada Encore Ribalta, administrado pela Vert Hotéis.
A localização, como sempre este é o mandamento número um na hotelaria, é ótima: o Ramada Encore Ribalta fica praticamente no meio da Avenida das Américas, que corta a Barra da Tijuca desde o início até o Recreio dos Bandeirantes, no extremo oeste da cidade.
O hotel fica, ainda, em frente ao Campo de Golfe Olímpico e entre duas estações do BRT – que liga toda a Barra à estação de metrô Jardim Oceânico, de onde é possível acessar a Zona Sul e o centro da cidade. E é vizinho ao Centro de Eventos Ribalta.


O Ramada Encore Ribalta abriu as portas em abril de 2016 em regime de soft opening e, de fato, em junho, portanto meses antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O empreendimento é propriedade de uma família carioca, e a marca Ramada Encore pertence a uma das maiores empresas hoteleiras do mundo, o Wyndham Hotel Group. No Brasil, a Vert Hotéis tem a exclusividade em operar unidades com algumas marcas do grupo.
À frente do Ramada Encore Ribalta está o experiente hoteleiro Amauri Morais, que possui longos anos de trabalho em várias redes e hotéis independentes no Brasil.

ESTRUTURA
O Ramada Encore Ribalta oferece 190 apartamentos de categoria única – standard. Ocupei dois deles no quarto andar: um para mim e minha esposa e outro para meus dois enteados. Possui mesa de trabalho, minibar, uma boa ducha no banheiro e televisor com canais a cabo. Bom para quem se hospeda a lazer ou trabalho.
Como cortesia, o minibar já tem dois copos de água geladinhos para beber, colocados apenas uma vez. Gostei! Pois às vezes você chega com sede no quarto e não tem nada para beber. O wifi é gratuito e funciona bem.

Outro equipamento presente no quarto e imprescindível em se tratando de hotel no Rio de Janeiro: um ar-condicionado, que é maravilhoso! Na última semana de dezembro de 2016, quando estava no hotel, a temperatura facilmente chegada perto dos 40 graus. O equipamento esfriava mesmo o apartamento em pouco tempo e, assim, me proporcionou uma experiência ótima. Houve vezes, inclusive, que tive preguiça de sair da cama por causa do clima frio.
No mezzanino do hotel há algumas salas de eventos, o fitness center equipado, que funciona 24 horas por dia, e uma máquina ATM.
Há mais salas de eventos no sétimo e último andar do prédio do hotel. Lá há também espaços externos, ideias para recepções e coffee-breaks após um dia de reuniões e trabalho nas salas. Destes terraços o cliente ou hóspede tem vistas belíssimas da região. Dá para ver, por exemplo: o Campo de Golfe Olímpico, do qual o Ramada Encore Ribalta é o hotel oficial; as lagoas de Jacarepaguá (ao fundo) e a de Marapendi (na frente); e a Pedra da Gávea.

THE HUB
Um dos serviços da marca Ramada Encore, me explicou o gerente geral Amauri Morais, é o The Hub. “Segue o mesmo conceito aeronáutico dos hubs nos aeroportos, onde as pessoas fazem conexões: aqui temos um bar, uma mesa de sinuca, um televisor de tela grande e uma grande mesa coletiva, tudo pela convivência”, disse-me Morais.

No bar o hóspede pode consumir no local – comida preparada ali mesmo ou trazida de fora – ou no quarto. Eu também pedi pizza de pizzarias nas proximidades, com o auxílio dos simpáticos recepcionistas, por duas vezes. Uma vez comi na mesa no The Hub e outra vez na mesa do restaurante.
Enfim dá para comprar algo para comer ou beber e consumir no The Hub ou levar para o seu quarto. Toda a despesa é paga ali mesmo, o que facilita o check out, feito de forma bem rápida, pois todos os serviços que o hóspede eventualmente tenha feito já foram devidamente pagos. As despesas no restaurante também são pagas após o consumo.
Entre a oferta de bebidas no The Hub, por exemplo, há uma bela seleção de cervejas. Uma vez pedi uma garrafa de uma marca que gosto muito, a uruguaia Norteña. O preço foi bastante razoável.

CAFÉ DA MANHÃ E PRATOS
O café da manhã e as refeições – à la carte ou bufê – no almoço e no jantar são servidas no restaurante. O café da manhã, assim como o wifi, faz parte da diária. É bem completo e oferece um pão de queijo bem gostoso, além de frutas, sucos, pães doces e salgados, frios, bolos etc.
Não cheguei a almoçar no restaurante, mas jantei algumas vezes à la carte e bufê. Gostei muito de um estrogonofe com batatas fritas – prefiro as fritas à palha – e do bufê, onde comi por duas vezes. Os preços foram razoáveis.

Vale destacar o ótimo atendimento da brigada no restaurante. Garçons bem educados e treinados. Gostei.
Por fim, apenas uma crítica construtiva. Ainda que o hotel ofereça transfer in/out gratuito para hóspedes à linda e limpa praia da Reserva, falta uma piscina no Ramada Encore Ribalta. Não sou engenheiro, mas imagino que uma boa reforma na cobertura possa dar este serviço aos hóspedes. Acho que todos gostariam, pois o hotel fica numa cidade onde se faz muito calor praticamente o ano inteiro.
Foi minha primeira hospedagem num hotel Ramada Encore e gostei da experiência. Recomendo.



Para mais informações reservas, clique aqui.
O TurismoEtc hospedou-se no Ramada Encore Ribalta a convite do hotel