
Mais um motivo para visitar Vila Velha, no Espírito Santo. Na semana passada foi reaberta, após quase um ano de obras, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. O restauro foi realizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo em parceria com a Prefeitura Municipal e a Vale. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Espírito Santo (Iphan-ES) fez o acompanhamento técnico em todo o processo, desde a elaboração do projeto até a execução das obras no monumento, tombado pelo Iphan em 1950.
Durante os trabalhos foram realizados reparos na estrutura, tratamento de reboco, adaptações de acessibilidade, recuperação de adornos e elementos decorativos. A comunidade também pode conferir o resgate histórico das pinturas artísticas, o retorno do coro em estrutura de madeira, além de uma reforma completa no telhado da igreja.
Segundo o Iphan-ES, “considerada a mais antiga do Brasil em funcionamento, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário é reconhecida como um símbolo da colonização do solo espírito-santense. Com uma singela estrutura original, foi erguida logo após o desembarque do primeiro donatário do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, em 1535”.
Ainda no século 17, a estrutura principal sofreu intervenção após um colapso, sendo edificada com alvenaria estrutural em pedras e coberta por telhas capa-canal de barro. Em documentos históricos, após a visita de Dom Pedro 2° à Província do Espírito Santo, em 1860, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário é citada no relatado do estado de abandono e penúria da paróquia, recebendo doação de recurso do imperador para a manutenção e reforma.
Em 1908 foram instalados os altares atuais e em 1912, com a implantação da linha de bonde no entorno da edificação, a estrutura foi reforçada. Na década de 1980 a Igreja do Rosário sofreu a intervenção mais impactante, quando foram removidos componentes originais, como toda a estrutura de madeira do coro que foi substituída uma nova em concreto armado.






