Restaurantes judaicos no antigo gueto de Roma

Publicado por: Da Redação / Publicado em: 17/08/2016
O carciofo alla giudia – alcachofra frita – é um clássico da culinária judaico-romana e onipresente nos restaurantes da Via Portico d´Ottavia
O carciofo alla giudia – alcachofra frita – é um clássico da culinária judaico-romana e onipresente nos restaurantes da Via Portico d´Ottavia; essa alcachofra da foto comi no ótimo Nonna Betta

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Em Roma/Itália

Há um lugar na capital italiana onde há várias opções, uma do lado da outra, de restaurantes kosher – que seguem as normas da gastronomia judaica. Todos praticamente estão na área do antigo gueto, na Via Portico d´Ottavia. Fui lá há alguns anos e agora, no mês passado, em férias com minha família. Desta vez me demorei mais e relato aqui o que vi e comi.

Eu e minha família chegamos antes de uma chuva. Fomos ao Nonna Betta, recomendados pelo meu irmão mais velho, o historiador e professor da Faculdade de Educação da USP, Nelson Schapochnik, e o renomado chef Anthony Bourdain. Lá tivemos uma “overdose” de alcachofra: comi a famosa carciofo alla giudia – alcachofra frita (€ 5), um clássico da culinária judaico-romana – e uma massa com fundo de alcachofra (€ 9). Ambos maravilhosos! Recomendo com louvor.

Entrada do Nonna Betta...
Entrada do Nonna Betta…
Eu dentro do Nonna Betta
…e eu dentro do Nonna Betta
Fachada do Bellacarne
Fachada do Bellacarne

Além do Nonna Betta, a Via Portico d´Ottavia reserva outras opções judaicas e kosher. Confira: Bellacarne, Il Giardino Romano, Baghetto, La Taberna del Ghetto, Il Portico (onde comi há alguns anos o também carciofo alla giudia, muito bom), Kosher Bistrot Caffè e Patisserie Kosher Cakes.

Cardápio do Baghetto
Cardápio do Baghetto
Fachada e cardápio do Il Giardino Romano
Fachada e cardápio do Il Giardino Romano
Clientes no Kosher Bistrot Caffè
Clientes no Kosher Bistrot Caffè

Vale a pena andar devagar pela rua, olhar os cardápios, ver as vitrines e fachadas das casas e observar os romanos e turistas que andam por lá. E olhe ainda o pórtico que dá nome à via (rua): o Pórtico de Otávia, que foi construído pelo imperador Augusto em nome de sua irmã, Otávia Menor, em 27 a.C.

A Grande Sinagoga de Roma, pertinho dos restaurantes kosher
A Grande Sinagoga de Roma, pertinho dos restaurantes kosher
Placa da rua famosa pela gastronomia judaico-romana
Placa da rua famosa pela gastronomia judaico-romana

Pertinho da Via Portico d´Ottavia, para quem quer fazer um programa ítalo-judaico completo, estão o Museo Ebraico di Roma e a Grande Sinagoga de Roma. Vale demais a visita a ambos, que podem ser acessados pagando um só ingresso. É uma ótima dica de passeio para antes ou depois do almoço em uma das casas kosher.

Décimo quinto e último texto da série SEMANA GASTRONÔMICA FRANCO-ITALIANA no TurismoEtc. Compartilhe!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top