
CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Em Roma/Itália
Há um lugar na capital italiana onde há várias opções, uma do lado da outra, de restaurantes kosher – que seguem as normas da gastronomia judaica. Todos praticamente estão na área do antigo gueto, na Via Portico d´Ottavia. Fui lá há alguns anos e agora, no mês passado, em férias com minha família. Desta vez me demorei mais e relato aqui o que vi e comi.
Eu e minha família chegamos antes de uma chuva. Fomos ao Nonna Betta, recomendados pelo meu irmão mais velho, o historiador e professor da Faculdade de Educação da USP, Nelson Schapochnik, e o renomado chef Anthony Bourdain. Lá tivemos uma “overdose” de alcachofra: comi a famosa carciofo alla giudia – alcachofra frita (€ 5), um clássico da culinária judaico-romana – e uma massa com fundo de alcachofra (€ 9). Ambos maravilhosos! Recomendo com louvor.



Além do Nonna Betta, a Via Portico d´Ottavia reserva outras opções judaicas e kosher. Confira: Bellacarne, Il Giardino Romano, Baghetto, La Taberna del Ghetto, Il Portico (onde comi há alguns anos o também carciofo alla giudia, muito bom), Kosher Bistrot Caffè e Patisserie Kosher Cakes.



Vale a pena andar devagar pela rua, olhar os cardápios, ver as vitrines e fachadas das casas e observar os romanos e turistas que andam por lá. E olhe ainda o pórtico que dá nome à via (rua): o Pórtico de Otávia, que foi construído pelo imperador Augusto em nome de sua irmã, Otávia Menor, em 27 a.C.


Pertinho da Via Portico d´Ottavia, para quem quer fazer um programa ítalo-judaico completo, estão o Museo Ebraico di Roma e a Grande Sinagoga de Roma. Vale demais a visita a ambos, que podem ser acessados pagando um só ingresso. É uma ótima dica de passeio para antes ou depois do almoço em uma das casas kosher.
Décimo quinto e último texto da série SEMANA GASTRONÔMICA FRANCO-ITALIANA no TurismoEtc. Compartilhe!