Rio ganha trilha florestal com 180 km

Publicado por: Da Redação / Publicado em: 31/01/2017
Dos 180 quilômetros, 45 quilômetros passam pelo parque Nacional da Tijuca (foto Bernardo Issa/ICMBio)

De acordo com o Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a partir do dia 11 de fevereiro será oficialmente inaugurada a Trilha Transcarioca. Turistas e moradores poderão desfrutar o Rio de Janeiro de um jeito diferente: caminhando pelas florestas. Considerada a maior trilha de longo curso do Brasil, com 180 quilômetros de extensão, a Transcarioca é fruto de um esforço conjunto de voluntários, governos, gestores de parques e instituições parceiras.

A nova atração da cidade está demarcada nos dois sentidos. O percurso conecta Barra de Guaratiba, na Zona Oeste, até o Pão de Açúcar, na Zona Sul, passando pelos principais atrativos naturais, históricos e culturais de sete unidades de conservação (UCs) presentes no traçado – incluindo o Parque Nacional da Tijuca, administrada pelo ICMBio e um dos mais importantes cartões-postais locais.

O percurso da trilha (foto reprodução do site www.trilhatranscarioca.com.br)

Idealizada em 1990, a Transcarioca ficou na gaveta todos estes anos. Saiu do papel graças aos esforços de mais de mil voluntários, da parceria entre governos, gestores dos parques e diversas instituições que abraçaram a causa. No evento de inauguração da trilha, também serão lançados pela Conservação Internacional e pela produtora Bambalaio um guia de campo, um minidocumentário e o site oficial www.trilhatranscarioca.com.br, onde o visitante encontrará fotos, mapas, tracklogs no Google Maps e todas as informações necessárias para planejar cada caminhada.

“Uma iniciativa como essa no Brasil significa apresentar ao cidadão paisagens belíssimas que precisam ser conservadas. Que a Trilha Transcarioca seja a primeira de muitas”, destaca o presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski.

Dos 25 trechos da trilha, 23 já estão devidamente sinalizados e podem ser percorridos pelos visitantes. As caminhadas, na maior parte do tempo, são feitas dentro das florestas do Parque Nacional da Tijuca, Parque Estadual da Pedra Branca, Parque Natural Municipal de Grumari, Parque Natural Municipal da Cidade, Parque Natural Municipal da Catacumba, Parque Natural Municipal Paisagem Carioca e Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top