Mais de 400 restaurantes e cafés compõem a variedade da gastronomia requintadíssima de Gramado. Do mais caro ao pão com linguiça, tem muitas opções de dar água na boca. Saiba onde comer!
Dieta por aqui? Nem pensar! Se você está em Gramado fuja de vez da dieta. Manter o peso por lá é uma tarefa mais que difícil pois, por ali, há uma “orgia” gastronômica com inúmeras opções calóricas e deliciosas que te perseguem e o TurismoETC foi até lá pra te ajudar a escolher onde comer em Gramado!
A comilança começa ainda no café da manhã, já que os hotéis e as pousadas – independente da categoria – oferecem um “mini café colonial”, com itens para certamente deixar qualquer bom de garfo satisfeito logo pela manhã.
Gramado, apesar de ter sido colonizada por imigrantes alemães e italianos, assim como boa parte das cidades da serra gaúcha, tem como sua maior especialidade um prato suíço: o fondue. Portanto, quanto o assunto é essa deliciosa iguaria, não faltam lugares para comer em Gramado e ninguém sai de Gramado sem prova-la ao menos uma vez.
ENCONTRE AQUI SEU HOTEL EM GRAMADO
NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE PREVENIDO
ALUGUE SEU CARRO AQUI
JÁ TEM SEU AÉREO? CONSULTE PREÇOS
Pela cidade, o que mais se vê são faixas anunciando rodízios do prato predileto das famílias. Carne, queijo, chocolate e, pasmem, até truta está dentro do esquema. Porém, são inúmeras opções na cidade e nem sempre o mais barato é o melhor. Aliás, deixo aqui duas dicas: os restaurantes Belle du Valais e Le Petit Clos são as melhores opções de custo benefício em Gramado. Certamente você irá se deliciar!
No entanto, uma dica de programação gastronômica (e cultural) é almoçar na zona rural da cidade gaúcha, sobretudo na Cantina Linha Bella, aberta em 2008. O que se encontra lá: não apenas bom atendimento, comida deliciosa e variada, mas também música ao vivo – com dois músicos que cantam músicas em português e em dialeto italiano! Aliás, já aviso de antemão: eles são ótimos! No restaurante que só abre sob reserva, há três bufês distintos: de comidas quentes, de saladas e de sobremesas.
Além disso, há outras opções como o aconchegante Josephina Café, um bistrô, de fácil acesso, no centro de Gramado e bem perto da Matriz São Pedro que oferece não só pratos deliciosos, mas também um ambiente acolhedor, com lareiras, poltronas de couro, sofás e jogo de xadrez. No cardápio, uma enorme variedade de opções como saladas, sopas, cremes, caldos, omelete, risotos, massas, carnes, peixes, salgados, waffles e doces.
Conheça o tour de cerveja em ônibus privado.
Agora, se você for do tipo de pessoa que prefere algo mais rápido e, principalmente, com muito sabor e recheio, vale conhecer o Pasteleiro. O local, que conta com um grande e constante fluxo de clientes, principalmente na alta temporada, tem toda a sua decoração inspirada em filmes mais famosos e até mesmo os pastéis são nomeados por clássicos da sétima arte. Além disso, também são oferecidas saladas e sopa no pão.
Gramado certamente tem muita sofisticação na gastronomia, oferecendo uma enorme gama de locais para comer, desde casas de chá em estilo europeu até restaurantes suíços e chocolates de alta qualidade.
Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com e consiga os melhores preços.
Tudo isso permeado por shows hollywoodianos! Porém, a cidade ainda preserva muitas raízes da imigração europeia que pode ser vista nos moradores do interior da cidade – aldeão da terra que mantém a tradição da boa culinária e afeto – e é claro que eles não te deixaram ir embora sem te pegar pelo estômago.
É na Praça das Etnias, bem ao lado da rodoviária de Gramado, que fica a Casa do Colono. Uma construção rústica que vende produtos das colônias italianas e alemãs que circundam a Serra Gaúcha. É lá que se encontram clássicos como o famoso pão com linguiça, além de diversos tipos de embutidos como salame e copa. Os queijos coloniais e o vinho também fazem sucesso.