Mais passageiros, mais escalas, mais vendas: ciclo virtuoso está movimentando o segmento de viagens de navio
A próxima temporada de navios na costa brasileira, que começa em novembro, chega com aumento de 13% na oferta de leitos e de 30% nas vendas da operadora de viagens CVC, em comparação com a temporada passada.
Serão ofertadas 496 mil vagas para os roteiros que terão 585 escalas nos principais destinos litorâneos do País. Na temporada 2018/2019, pelos menos 14 portos de sete Estados serão escalas dos navios – entre eles estão os do Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Maceió, Fortaleza e Portobelo (SC).
A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil) atribui a expansão da oferta ao aumento da estadia dos navios na costa brasileira e a troca de uma embarcação por outra com maior capacidade de passageiros. Como fator contribuinte para o aumento das vendas a entidade aponta o atrativo dos destinos, tanto os normalmente ofertados nas temporadas, como os incluídos recentemente. Um exemplo é Balneário Camboriú (SC), que estreou com 19 escalas na temporada 2017/18 e agora terá 27, com expectativa de impacto de R$ 45 milhões na economia local.
“Essa temporada será um pouco maior e, junto com o aumento da oferta de leitos, a ideia é que, todo ano, novos destinos de escala sejam inclusos nos roteiros. O objetivo da Clia é desenvolver o setor de cruzeiros, abrir portas para os destinos, fortalecer o turismo e ter uma parceria de sucesso com o País e com as comunidades”, afirma o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz.
Na CVC as vendas antecipadas já representam aumento de 30% em comparação com a temporada passada. A empresa aponta as facilidades para aquisição de pacotes, com descontos e parcelamentos, como atrativos para o consumidor. Além disso, segundo a assessoria da operadora, a temporada também será marcada por roteiros maiores, de sete noites, diferentemente da anterior, em que os mini roteiros (três e quatro noites) dominaram.