
Quem planeja conhecer o Chile de um jeito único tem destino certo: a Reserva Biológica Huilo Huilo (fotos divulgação). Distribuída em uma área de mais de 100 mil hectares, a reserva abrange diversos ecossistemas, com uma riqueza de espécies nativas animais e vegetais: no local existem cerca de 95 espécies de aves, 12 tipos de mamíferos e 328 espécies de flores. Além, é claro, da variedade de esportes de aventura oferecida e das belas paisagens que os famosos cenários reservam para os visitantes.
Durante todo o ano, Huilo Huilo tem atividades como trekking, mountain bike, rafting e tirolesa, além de cavalgada, pesca e passeio de caiaque. Só de trekking são sete opções, detalhadas a seguir, com diferentes graus de dificuldade e ideais para conhecer os rios, a fauna, a flora, as cachoeiras e até as formações vulcânicas que fazem parte da reserva.
Em Huilo Huilo se realiza um trekking onde é possível visitar diferentes mirantes, que oferecem vistas espetaculares para cachoeiras e observação da rica flora. A trilha acompanha o curso do rio Fuy e passa pelo Salto Huilo Huilo, uma formosa cachoeira com 40 metros de altura. Mais à frente, chega-se ao Salto El Puma, com aproximadamente 30 metros de altura, que oferece uma vista do rio e exuberante vegetação. Depois que a noite cai, os hóspedes da reserva podem deixar o conforto de seus hotéis e se reunir na frente da mata para uma aventura diferente: desbravar a trilha para a cachoeira Huilo Huilo no escuro.
Um outra trilha é o Salto La Leona. Ali você encontra uma bela cachoeira com águas cristalinas do rio Fuy. Pelo caminho é possível apreciar a grande diversidade de flora e fauna da floresta temperada.
Sendero de Los Espitirus é uma das mais místicas da reserva. A trilha leva a lugares que foram refúgio de povos antigos que habitavam essa região e que se deslocavam constantemente pela Cordilheira dos Andes, entre Chile e Argentina. O caminho é feito sobre passarelas de madeira (que evitam que se danifique o bosque que há nesse lugar) e oferece diversos mirantes para o rio Fuy.

Ainda é possível ver por lá as trilhas do Truful, o Sendero Botânico e Los Planchados – Laguna de los patos e que fazem parte da Reserva. Mais informações pelo site huilohuilo.com.






