Luciano Palumbo
Enviado ao Caribe
Vários destinos num só roteiro. Essa é a proposta do “repaginado” roteiro da Pullmantur na rota inaugurada no início de novembro pelo navio Monarch. A armadora que permanece no Brasil apenas com o fretamento da CVC conseguiu oferecer – em apenas um roteiro – parte do mar azul-turquesa caribenho e atrativos turísticos de cair o queixo.
No roteiro que possui três portos de embarque: Colón (Panamá), Cartagena (Colômbia) e Puerto Limón (Costa Rica), ainda oferece uma passagem incrível por George Town, na Ilhas Cayman.
VEJA AQUI A NOSSA VIAGEM
Para quem embarca em Cartagena (o TurismoEtc embarcou por lá), a primeira parada é na Terra de Bob Marley. Montego Bay, uma das principais regiões turísticas da Jamaica é uma atração a parte. A população vive no contraste entre o luxo e o lixo. Ali é possível até interagir com golfinhos em mar aberto. Ainda há possibilidade de visitar outras praias como a de Negril e a capital Kingston, onde fica a casa e o Museu Bob Marley.
Outra parada absurda e incrível é em Geroge Town, na Grand Cayman. A ilhota – irmã de outras duas – é o destino ideal para compras e gastronomia. Ali há uma porção de restaurantes com nacionalidades diferentes para você aproveitar durante a parada do navio. O local também é um dos melhores para a prática de mergulho em todo o Caribe.
Para nós, além da Jamaica – onde pudemos interagir mais com a cultura local –, a Costa Rica leva o prêmio de “destino do cruzeiro”. A Costa Rica é “pura vida” – expressão usada pelos moradores. Puerto Limón (onde desembarcamos) é cenário de filme, de cidade com gente do bem! O pequeno país caribenho tem em seu território muita riqueza natural como, por exemplo, as trilhas do Refúgio Nacional Gandoca-Manzanillo. A costa Rica é banhada pelo mar do caribe e oceano Pacífico.
Depois disso, uma rápida passagem pelo Canal de Mira Flores, no Panamá – com direito a Museu e muitas risadas – um dia inesquecível, na belíssima Cartagena das Índias, na Colômbia. A cidade murada, a gastronomia e colorido das ruas encantam os visitantes em qualquer esquina. Ali o café e o calor são “inesquecíveis”.