Bebê onça-pintada faz a alegria em Itaipu

N°.20170418

Por: Claudio Schapochnik

O filhote de onça-pintada no recinto, no Refúgio Biológico Bela Vista (fotos Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional)

O Refúgio Biológico Bela Vista, dentro do complexo da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), está em festa: a onça-pintada (Panthera onca) Nena deu a luz a um lindo filhote, ainda sem nome.

“Os cuidados que Itaipu têm com a natureza e com a preservação estão refletidos boa parte neste momento”, disse o diretor geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Vianna. “A ideia é prosseguir com o programa de reprodução. Itaipu é muito mais que uma geradora de energia elétrica e, em breve, vamos anunciar um concurso para o nome da onça”. O lançamento deve ser anunciado no aniversário de seis meses da onça.

Os animais ocupam um recinto com área de 1.100 m², que reproduz o ambiente natural e permite que os animais se exercitem.

A mãe, Nena, e o seu filhotinho

O nascimento da onça foi um caso raro no refúgio, explicou Itaipu, por meio de um comunicado. “Foi a primeira reprodução da espécie em 14 anos. Antes, outras tentativas haviam sido feitas com outros animais como Juma, Tonhão, Valente e Teka.”

A reprodução de onças-pintadas em cativeiro pretende contribuir para a manutenção da espécie, ameaçada de extinção na região Sul do País. Hoje a população de onças-pintadas na Mata Atlântica é estimada em cerca de 200 indivíduos.

O bebê onça-pintada passa muito bem e em breve ganhará um nome via concurso

O REFÚGIO
O Refúgio Biológico Bela Vista está instalado em uma área de 1.908 hectares, na margem brasileira da usina, em Foz do Iguaçu. O espaço reúne hoje a maior diversidade de espécies da flora e da fauna regional, muitas delas ameaçadas de extinção. O plantel de Itaipu conta com mais de 420 animais de 70 espécies.

O local é aberto à visitação. Moradores de Foz do Iguaçu, dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu e da região das três fronteiras não pagam para conhecer o atrativo.

A visita pode ser feita de terça-feira a domingo. A duração do passeio é de aproximadamente 2h30. Mais informações e reservas para visitar o refúgio pelo site www.turismoitaipu.com.br ou tel. (45) 3576-7000.

Banner – Anuncie Aqui
Avianca Santiago

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário