Museu hightech francês aborda vida de Joana D´Arc

Le supplice de Jeanne D´Arc, do pintor francês Frédéric Legrip (1817-1871), datado de 1860

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Rouen/França

Quer conhecer a vida de Joana D´Arc (1412-1431), ou Jeanne D´Arc como dizem os franceses, heroína e santa padroeira da França? Se você estiver em Rouen vale a visita ao museu hightech, localizado no centro, Historial Jeanne D´Arc.

Rouen é intimamente ligada à história de Joana porque neste cidade, localizada na região da Normandia e a cerca de 140 quilômetros de distância de Paris, a heroína francesa foi queimada viva quando tinha apenas 19 anos. Suas cinzas foram jogadas no rio Sena, que cruza a cidade.

No museu o visitante conhece toda a vida de Joana por meio de projeções em várias salas. Tudo acompanhado por áudio-guias. As cenas foram gravadas com atores e atrizes muito bons, todos bem caracterizados como na época do século 15.

Cartaz de filme sobre a heroína francesa

Toda a curta vida de Joana D´Arc se passa durante a chamada Guerra dos Cem Anos, entre a França e a Inglaterra, que na verdade durou 116 anos – de 1337 a 1453. Integrante de uma família de proprietários de terras, Joana quando criança teria ouvido de anjos uma missão a cumprir: ser religiosa e expulsar os ingleses da França.

Joana lutou e foi vitoriosa em muitas batalhas e colaborou para expulsar os ingleses do território francês, ao final do conflito. Em 1430 ela foi feita prisioneira pelos integrantes da Casa da Borgonha, aliados dos ingleses. Estes a entregaram a um tribunal eclesiástico, que a julgou herética por, entre outros motivos, “se vestir de homem” para guerrear. A pena, cumprida no ano seguinte, foi a morte na fogueira.

Após 90 minutos, o tempo que dura a visita ao museu, você sai de lá um expert no tema.

Outro cartaz no museu

SERVIÇO:
Região: www.normandie-tourisme.fr
Cidade: www.rouentourisme.com
Museu: www.historial-jeannedarc.fr

O TurismoEtc viajou a convite da Atout France e Air France, com seguro de viagem Intermac

Sanchat – Cuba
Avianca OutubroTarifa

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário