fbpx

A saga dos paraquedistas dos EUA no Dia D

O C47, cercado de bonecos caracterizados, exibido em um dos pavilhões do museu

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Sainte-Mère-Église/França

A região da Normandia, no norte da França, tem muitos sítios ligados à história da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Pudera, pois foi na costa normanda que os Aliados (Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá) realizaram o Dia D em 6 de junho de 1944 – o nome da invasão com milhares de soldados no território francês dominado pelos nazistas, pelo mar e pelo ar, que iniciou a derrota alemã na frente ociedental do conflito.

Na pequena cidade de Sainte-Mère-Église, o Airborne Museum tem um slogan que resume bem a história passada em 1944: “La liberté venue du ciel”, que em português significa “A liberdade vem do céu”.

É uma referência aos paraquedistas das 82ª e 101ª divisões aerotransportadas do exército dos Estados Unidos, que lutaram contra os nazistas naquele mês de junho e nos seguintes até a derrota total do inimigo.

Reprodução de jornal da época

Na loja do museu, as bandeiras dos países Aliados (Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá) que invadiram a França para libertá-la dos inimigos nazistas

Foram estes heróis os responsáveis pela libertação de Sainte-Mère-Église das mãos nazistas – e a primeira da França a ficar livre do inimigo.

Neste excelente Airborne Museum, que recomendo a visita, você vê em exibições cheias de detalhes, com objetos originais da época (armas, uniformes, objetos utilizados para os soldados comerem e se divertirem etc), recriações de cenas com bonecos , aviões – sim, aviões inteiros – e muito mais.

Um dos pavilhões do museu

Os aviões que integram o acervo do museu são o Douglas C47 e o planador Waco. Faça o seu roteiro dentro do Airborn Museum e saia um expert em paraquedismo militar relacionado à Segunda Guerra Mundial.

CONFIRA MAIS FOTOS:

Mapa do teatro de guerra

Armas utilizadas pelos norte-americanos

O tanque M4 Sherman, produzido nos Estados Unidos, também faz parte do acervo

Boneco que recria o comandante da invasão aliada no Dia D, o norte-americano Dwight D. Eisenhower (1890-1969) , também presidente do país de 1953 a 1961

Boneco que recria soldado responsável por filmar imagens da guerra

O planador Waco, produzido nos Estados Unidos, e utilizado na guerra na França

Interior do planador Waco, com bonecos de paraquedistas

Objetos utilizados para as refeições dos paraquedistas

No tempo livre, os paraquedistas também se divertiam

SERVIÇO:
Região: www.normandie-tourisme.fr
Cidade: www.ot-baieducotentin.fr
Museu: www.airborne-museum.org

O TurismoEtc viajou a convite da Atout France e Air France, com seguro de viagem Intermac

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySim4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui suas experiências de viagem. Opções de transfers, passeios, ingressos, tickets e parques no Brasil e no mundo.

[ssba-buttons]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário