fbpx
Search
Turismo ETC

Acervo do Newseum (EUA) impacta pela diversidade

Publicado por: Da Redação / Publicado em: 29/12/2017
Helicóptero de emissora estadunidense é exibido no museu

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Washington DC/Estados Unidos

A visita ao incrível Newseum, aberto em 2008 na capital estadounidense, foi particularmente tocante para mim. Porque o museu aborda, de uma forma muito bacana, profunda e diversa, tudo o que tem a ver com a minha profissão – da qual amo de paixão. A instituição trata da notícia, dos meios de comunicação e dos profissionais que produzem o que você lê, ouve e vê por aí. É uma ótima dica cultural na cidade.

E tem mais. O propósito do museu é promover, explicar e defender a liberdade de expressão e as cinco liberdades da Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos: religião, discurso, imprensa, reunião e petição. Desde a fundação, mais de 7 milhões de pessoas visitaram o Newseum.

Assim como outros museus no país, o Newseum é de grande porte e possui pés direitos bem altos. Desta forma dá para exibir, por exemplo, um helicóptero da emissora KXAS-TV suspenso e um pedaço todo retorcido de uma antena de transmissão que ficava topo do então World Trade Center, destruído no ataque terrorista de 11 de setembro de 2001.

Pedaço de antena que ficava no topo de uma das duas Torres Gêmeas do WTC, destruído no atentado terrorista de 2001 em Nova York; ao fundo, capas de jornais sobre o fato
Display mostra, por fases, de onde vem o pedaço da antena no WTC
Uma das capas de jornal na sala de 9/11

A visita ao museu é uma aula sobre a comunicação, o acervo é rico em objetos originais e bem disposto em galerias. A que trata do atentado em Nova York em 2001 tem uma parede inteira forrada de capas de jornais de várias cidades sobre o fato.

Há ainda partes tristes relacionadas à comunicação e aos profissionais que trabalham no setor. Por exemplo, salas sobre perseguição e morte de jornalistas, censura, atividade em meio a conflitos etc.

Para ver tudo com uma relativa calma, reserve no mínimo duas horas. Super recomendado. Ah! O site do museu também é muito bacana.

Veja mais fotos:

Foto de terrorista de grupo árabe que assassinou a delegação de Israel nas Olimpíadas de Munique, na Alemanha, em 1972
Espaço sobre jornalistas assassinatos devido unicamente ao trabalho que realizavam
A loja do museu tem opções legais de presentes, como esta camiseta…
…e esta
Há também microfones na loja
Foto de fotógrafos em ação durante conflito
Placa original da guerra na antiga Ioguslávia, na década de 1990

Mais informações: www.newseum.org e www.washington.org.

O TurismoEtc viajou a convite da US Travel Association, com apoio da American Airlines e seguro de viagem GTA

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top