Alter do Chão (PA) é opção de praia fluvial

Data: 24/02/2016

Por: Luciano Palumbo

Alter_20
Conhecer a Amazônia é mais do que fazer trilha na selva e avistar fauna e flora. Visitar a maior floresta tropical do mundo é, também, mergulhar nas águas de rios de grandes dimensões, curtir as praias de água doce formadas pelas conhecidas “pontas de areia”, apreciar o nascer e o pôr do sol de diferentes lugares e ângulos, provar a rica culinária regional e aprender com quem vive e se envolve com o desenvolvimento local.

A Operadora Turismo Consciente, especializada em viagens e experiências na Amazônia, aproveita o fim da temporada de praias amazônicas, quando os rios da região ainda não estão tão cheios, e oferece um roteiro especial para Alter do Chão (fotos nesta página, divulgação), no Pará, durante o feriado de Páscoa. O roteiro de cinco dias, de 23 a 27 de março, começa e tem ponto fixo na vila de Alter do Chão, que localiza-se na margem direita do rio Tapajós, a 32 quilômetros de Santarém.

Por conta das belas praias de areia branca e águas cristalinas formadas nas cercanias dessa charmosa e pequena vila com pouco mais de dois mil habitantes, a região é carinhosamente chamada de “Caribe brasileiro”. Hospedados na vila, mas com passeios diários pelos rios Tapajós e Arapiuns, os turistas poderão desfrutar de toda a infraestrutura de um barco regional exclusivo com quartos, banheiros, redes, áreas de lazer, cozinha e se banharem em águas amazônicas.

“Como o termo ‘Amazônia’ possui várias delimitações geográficas, muitas pessoas acreditam que a região está concentrada só no Estado do Amazonas. Mas a verdade é que no Pará há uma infinidade de amostras da grandeza que é a Amazônia e uma das mais ricas é a região de Alter do Chão. Além do charme da vila, das trilhas na floresta e as importantes comunidades tradicionais que fomentam o turismo com suas atividades e experiências, as inúmeras ‘pontas de areias’ que encontramos pelos rios são verdadeiras praias no estilo ‘caribenho’. Só que elas não são permanentes, pois dependem do nível das águas dos rios”, explica a diretora da Turismo Consciente, Maria Teresa Meinberg.

Alter_03 Alter_08 Alter_05
Entre os atrativos reservados um passeio para assistir ao impressionante pôr do sol na Ponta do Cururu, uma bela praia de areia branca e águas cristalinas em meio ao rio Tapajós; visita à Floresta Nacional do Tapajós, para conhecer as comunidades locais e vivenciar um pouco as delícias da região. Nas margens do rio Arapiuns será a vez de conhecer a comunidade de Urucureá, que se dedica ao trabalho com artesanato da palha do tucumã (fruta típica da região) e à prática pesqueira.

E para que os turistas vejam de perto as surpresas desse paraíso, o passeio até a Ponta do Icuxi promete ser uma aventura: afinal, quantas praias será possível conhecer? Entretanto, se as águas do Arapiuns já estiverem cheias, o banho de rio será delicioso e será possível observar os amáveis e brincalhões botos, que sempre aparecem.

Mais informações pelo site www.turismoconsciente.com.br.Alter_04 Alter_16 Alter_07

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySim4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário