fbpx
Turismo ETC

Conheça onde e como fazer o aluguel de um carro em Portugal e as melhores dicas

Publicado por: Lígia Coelho / Atualizado em: 01/12/2023
Aluguel de Carro em Portugal - Como Escolher o Melhor? | Turismo ETC

Já imaginou ir a Portugal e fazer o aluguel de um carro, garantindo assim a facilidade de ter um carro disponível durante toda a sua viagem? Se você está planejando visitar o país que é porta de entrada para brasileiros, desbravar as incríveis cidades, ir a praias, locais religiosos, comer bem e descobrir o que mais o país tem a oferecer, ter um veículo à disposição pode ser a escolha ideal.

Durante a sua viagem a Portugal, você tem a oportunidade de alugar diversos modelos de carros, inclusive aqueles que não são tão acessíveis ainda no Brasil, como carros elétricos, conversíveis, luxuosos, entre outros, e ter a emoção de dirigir no exterior. Os carros disponíveis são incríveis, e talvez até vale à pena gastar um pouco mais para ter a oportunidade de dirigir um carro considerado um tanto quanto raro aqui no Brasil.

Continue lendo o artigo para saber mais sobre como fazer o aluguel de um carro em Portugal.

Leia nesse post:

Aluguel de Carro em Portugal - Como Escolher o Melhor? | Turismo ETC
Durante a sua viagem a Portugal, você tem a oportunidade de alugar diversos modelos de carros, inclusive aqueles que não são tão acessíveis ainda no Brasil, como carros elétricos, conversíveis, luxuosos, entre outros.

Quanto custa o aluguel de um carro em Portugal?

Alugar um veículo em Portugal é fácil. Existe uma ampla variedade de modelos disponíveis, entre carros a combustão e elétricos, além da facilidade de realizar a reserva e efetuar o pagamento ainda no Brasil.

Portanto, ao desembarcar no aeroporto de destino, é só se encaminhar ao balcão da empresa de aluguel de carros, pegar as chaves e partir rumo à aventura, a bordo do seu veículo!

Veja abaixo uma tabela comparativa com a média do valor do aluguel de carros em diversas cidades de Portugal, para sete dias.

CidadeValorOnde alugar?
LisboaU$ 190,08Rentcars
PortoU$ 223,82Rentcars
FunchalU$ 496,32Rentcars
BragaU$ 538,20Rentcars
Ponta DelgadaU$ 390,65Rentcars
FaroU$ 306,36Rentcars
*Valores referentes a pesquisa realizada em 13 de novembro de 2023, considerando o aluguel para os dias entre 11 e 18 de fevereiro de 2024. Os valores podem sofrer variação sem aviso prévio.

Conclusão: o valor médio do aluguel de um carro em Portugal, para sete dias, é de U$ 357,57. Existem modelos que o aluguel é mais caro que a média, e modelos que o aluguel é mais barato que a média. Cabe a você avaliar as ofertas e benefícios de cada uma delas, e então, fazer a escolha pelo modelo que mais se adequa à sua viagem.

Categorias de carros disponíveis para aluguel em Portugal

Várias categorias de carros estão disponíveis para fazer aluguel em Portugal. É importante analisar quantas pessoas estão viajando com você e até o espaço que vocês precisam para as bagagens, para saber qual o veículo mais adequado para sua viagem. Confira abaixo as principais categorias.

Mini: 

Os veículos da categoria Mini são carros bem pequenos, com capacidade para apenas uma mala no porta mala. É interessante caso você esteja viajando sozinho.

Aluguel de Carro em Portugal - Como Escolher o Melhor? | Turismo ETC
O Fiat 500, queridinho italiano, é um dos modelos de carro disponível para aluguel em Portugal.

Econômico: 

Os carros econômicos são também conhecidos como os carros populares aqui no Brasil. Eles podem ser, por exemplo, o VW Polo e também, Peugeot 108 ou Renault Clio. 

Full Size: 

São carros que comportam até cinco passageiros, mas apenas duas malas. Claro que esse valor pode variar, dependendo do tamanho da mala. Entre os carros, se encontram o Peugeot 3008, Renault Megane, entre outros.

Compacto: 

Os carros são um pouco menores que os full size, mas são igualmente confortáveis. Alguns dos modelos disponíveis são Citroen C4, Hyundai i30, entre outros.

Aluguel de Carro em Portugal - Como Escolher o Melhor? | Turismo ETC
O Hyundai i30 se encaixa na categoria Compacto, e está disponível para aluguel em Portugal.

Van

O próprio nome já diz, os modelos disponíveis nessa categoria são de vans, para transportar até nove passageiros confortavelmente. É importante citar que, ao viajar com lotação máxima, não existe lugar para as malas, então pense sobre isso antes de fazer a reserva.

SUV: 

Os esportivos utilitários caíram no gosto da população mundial. Eles são grandes, altos e confortáveis. O Renault Captur é um modelo conhecido dos brasileiros, disponível para aluguel nessa categoria.

Minivan: 

O diferencial dessa categoria para a van, é que com uma minivan, é possível transportar até sete pessoas por Portugal, e dependendo do modelo escolhido, é possível carregar malas junto, na sua configuração máxima.

Intermediário: 

Os modelos de carros intermediários disponíveis para aluguel em Portugal também são conhecidos da população brasileira. São veículos que não são considerados de luxo, mas possuem um valor e status maior. O Toyota Corolla e o Audi A3, são dois modelos conhecido dos brasileiros, disponível para aluguel nessa categoria.

Aluguel de Carro em Portugal - Como Escolher o Melhor? | Turismo ETC
O Audi A3, assim como seu irmão premium, o Audi A4, são dois modelos disponíveis para fazer o aluguel de carro em Portugal, nas categorias Intermediário e Premium.

Premium:

Os modelos de carros na categoria premium já se apresentam tanto um valor maior, quanto com um preço de aluguel mais alto. Alguns dos modelos disponíveis nessa categoria são BMW 4 Series e Audi A4.

Luxo:

O nome já diz, são carros luxuosos, que oferecem além de conforto, luxo para os passageiros. A Mercedes-Benz e BMW oferecem modelos de carros nessa categoria.

Standard:

São carros mais comuns. O Ford Focus, tão conhecido por nós, brasileiros, é um dos modelos disponíveis nessa categoria.

Conversível:

Aaah, os carros conversíveis. Perfeitos para dirigir pelo litoral português, sentindo aquela brisa deliciosa no rosto. O Mini Cooper e o Mercedes-Benz E Class Cabriolet, estão disponíveis para alugar nessa categoria.

Aluguel de Carro em Portugal - Como Escolher o Melhor? | Turismo ETC
Imagine só, dirigir pelo litoral português, ou até mesmo pelo interior do país, sentindo uma brisa deliciosa no rosto e os cabelos ao vento? Isso é possível se você alugar carros na categoria Conversível

Vale a pena fazer o aluguel de um carro em Portugal?

É impossível conhecer alguém que foi a Portugal e visitou apenas a capital, Lisboa. Isso provavelmente aconteceu só se ela esteve de passagem no país, em uma conexão. 

Do contrário, quem vai a Portugal, quer conhecer o país de norte a sul. São várias cidades para visitar, muitos restaurantes incríveis, cidades religiosas, praias deslumbrantes e muita cultura e história, que se mistura com a nossa, para se ver e viver.

Dessa forma, ter um carro à disposição no país se torna essencial. Isso lhe permite a liberdade de se locomover conforme sua necessidade, economizando tempo e dinheiro em comparação com o uso de carros de aplicativo e também em transporte público, como comprando passagens de ônibus para se deslocar entre as cidades, por exemplo. Além disso, oferece um nível adicional de conforto durante sua viagem.

Acesse esse link para ler mais informações sobre Portugal.

Como abastecer um carro em Portugal?

Em sua maioria, os postos de gasolina na Europa operam sem a presença de frentistas. O processo comum envolve estacionar ao lado da bomba com o combustível desejado, abrir a portinha do tanque do carro, pegar a mangueira e inseri-la no tanque, apertar o gatilho e abastecer conforme a preferência.

Após completar o abastecimento, é necessário dirigir-se ao caixa, onde se informa o número da bomba utilizada para, em seguida, realizar o pagamento.

Aluguel de Carro em Portugal - Como Escolher o Melhor? | Turismo ETC
Abastecer um carro em Portugal, e na Europa, é um pouco diferente do que abastecer no Brasil, já que lá, a maioria dos postos operam sem a presença de um frentista.

Onde alugar carro em Portugal?

Se você deseja alugar um carro em Portugal, pode fazer a reserva com antecedência, mesmo antes de começar a preparar suas malas ou pegar seu voo.

Se você deseja alugar um carro em Portugal com segurança, o RentCars é uma excelente opção. Eles consolidam todas as locadoras do país e mostram as opções de aluguel de acordo com o período da sua estadia. Quando chegar lá, é só ir até a locadora, pegar o carro e desfrutar dessa comodidade que vai enriquecer sua experiência de viagem.

Como fazer o aluguel de um carro em Portugal?

Alugar um carro em Portugal, independente da categoria, é um processo simples que pode ser realizado em apenas algumas etapas. Veja como fazer.

  1. Acesse o site da RentCars;
  2. Selecione a cidade onde você irá fazer a retirada do carro. Escolha também o período que irá ficar com carro, assim como o horário de retirada e devolução, e o seu país de residência;
  3. Na página seguinte, irá aparecer todos os carros disponíveis para o período. Use os filtros no menu lateral esquerdo e em “Categoria do carro”, selecione o que você preferir;
  4. Escolha o modelo do carro que mais lhe agrada, e selecione “Continuar”;
  5. Confira as informações na tela. Se quiser, selecione opcionais para a sua reserva (cadeirinha para criança, bebê conforto, entre outros). Selecione “Continuar”;
  6. Decida se quer incluir os benefícios de proteção extra ou não e selecione em “Continuar”;
  7. Faça seu cadastro e insira as informações sobre o locador. Lembrando que a pessoa responsável pelo carro, assim como os motoristas, devem ter pelo menos 25 anos;
  8. Selecione a forma de pagamento desejada e clique em “Reservar”.

A maioria das locadoras de veículos em Portugal opera a partir dos aeroportos internacionais cidade, sendo o principal ponto de chegada e partida para voos vindos do Brasil. Caso tenha a intenção de retirar ou devolver o carro em um local diferente, não se esqueça de escolher essa alternativa durante o processo de reserva.

Aluguel de Carro em Portugal - Como Escolher o Melhor? | Turismo ETC
Faça o aluguel de um carro em Portugal com a Rentcars, e aproveite para fazer uma roadtrip incrível pelo país.

Quais os documentos necessários para fazer a reserva de um carro?

Confira os documentos necessários para fazer o aluguel de um carro em Portugal:

  • Carteira Nacional de Habilitação: é fundamental que você tenha em sua posse o documento original, emitido no Brasil, que esteja válido e dentro do prazo de vencimento. Caso tenha uma habilitação internacional, é necessário apresentá-la junto com a carteira de motorista brasileira. Vale ressaltar que algumas locadoras podem solicitar a Permissão Internacional para Dirigir, que também deve ser exibida simultaneamente à CNH. Recomenda-se consultar diretamente a locadora para esclarecimentos adicionais.
  • Passaporte brasileiro: original e dentro do prazo de validade;
  • Cartão de crédito internacional: deverá ser válido e de titularidade do locatário, dentro do prazo de vencimento, e com limite de crédito disponível para pré-autorização do caução de garantia. Lembrando que o pagamento online não exclui a necessidade de apresentação do cartão no momento da retirada do veículo;
  • Comprovante de reserva: você deverá apresentar à locadora uma via impressa do comprovante de confirmação de reserva. Esse documento garantirá o uso de todos os serviços solicitados e confirmados, assim como disponibilidade do veículo escolhido, condições de pagamento, tarifas e descontos.

É de direito das empresas de aluguel de carros negar o aluguel a pessoas que não atendam aos seguintes critérios: ser maior de idade, possuir habilitação válida, apresentar comprovação de capacidade financeira ou não ser considerado um possível risco pela avaliação da própria locadora.

Formas de pagamento do aluguel do carro em Portugal

Para alugar um carro em Portugal com facilidade, a RentCars oferece três alternativas de pagamento à sua escolha.

  • Boleto bancário;
  • Pix, com 5% de desconto nessa modalidade;
  • Cartão de crédito, em 3x sem juros, ou até em 12 parcelas.

Aluguel de Carro em Portugal - Como Escolher o Melhor? | Turismo ETC
Portugal é um país recheado de cultura, turismo religioso, gastronomia incrível e muita história. Aproveite para ter um carro disponível e poder curtir tudo o que o país tem a oferecer.

Perguntas frequentes:

Quanto custa para fazer o aluguel de um carro em Portugal?

O valor médio do aluguel de um carro em Portugal é de U$ 357,57, valor que pode variar conforme o modelo e categoria do veículo escolhida. Acesse o Turismo ETC e veja mais informações de preços de aluguel de carro em Portugal.

Quanto custa para alugar um carro em Portugal por um dia?

O valor aproximado do aluguel de um carro em Portugal, por apenas um dia, é de U$ 51,08. Esse valor pode variar conforme o modelo e categoria do veículo escolhida. Veja mais informações no Turismo ETC.

Onde fazer o aluguel de um carro em Portugal?

Quando se trata de alugar um carro em Portugal, sugerimos a RentCars. Eles reúnem diversas locadoras de carros e exibem as opções mais vantajosas com base em suas preferências. Para obter informações detalhadas, visite o artigo completo no Turismo ETC.

Quais os documentos necessários para fazer o aluguel de um carro em Portugal?

Quando for reservar e retirar um carro em Portugal, tenha em mente que você precisará ter a CNH brasileira original, o passaporte brasileiro, um cartão de crédito internacional e o comprovante de reserva em mãos. Consulte o artigo para informações mais detalhadas.

Leia mais sobre Portugal e aluguel de carros:

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top