fbpx
Search
Turismo ETC

Área do antigo Gueto de Varsóvia emociona

Publicado por: Da Redação / Atualizado em: 25/03/2019

Área do antigo Gueto de Varsóvia emociona. Os nazistas aglomeraram cerca de 380 mil judeus poloneses da capital polonesa entre 1940 e 1943

Na minha visita à área do Museu da História dos Judeus da Polônia (Polin), em dezembro de 2016, me emocionei novamente ao voltar naquele lugar tão importante para nós, judeus, e toda a humanidade: no entorno do empreendimento, entre 1940 e 1943, existiu o Gueto de Varsóvia.

Área do antigo Gueto de Varsóvia emociona
Escultura em homenagem aos integrantes do levante do Gueto de Varsóvia, ocorrido em maio de 1943

Estive naquele mesmo lugar havia 22 anos como integrante da delegação brasileira da Marcha da Vida Mundial. Trata-se de um programa de duas semanas voltado a jovens judeus, para conhecer lugares relacionados ao Holocausto perpetrado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial na Polônia. Neste país visitamos também campos de extermínio nazistas como, por exemplo, o de Birkenau. E depois ficamos uma semana em Israel.

Área do antigo Gueto de Varsóvia emociona
Em primeiro plano, uma das duas menorá (candelabro judaico de sete braços) que guardam o monumento

Voltando à área do antigo gueto, gostei de rever a escultura em lembrança aos heroicos integrantes da resistência judaica dentro do gueto, liderados por Mordechai Anielewicz (1919-1943). Todos eles promoveram a revolta em 1943.

PROCURE O SEU HOTEL NA POLÔNIA AQUI
NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO
ALUGUE SEU CARRO AQUI
TENHA INTERNET ILIMITADA NO SEU CELULAR

A escultura é guardada por duas menorás – o candelabro judaico de sete braços – e tem uma força de expressão muito forte – proporcional à coragem dos combatentes judeus frente ao poderoso inimigo nazista.

Área do antigo Gueto de Varsóvia emociona
Vista geral do monumento em lembrança ao levante do Gueto de Varsóvia

No antigo gueto, os nazistas aglomeraram cerca de 380 mil judeus poloneses da capital polonesa (um terço da população da cidade) entre 1940 e 1943. Todos morreram vítimas de assassinatos, de fome e doenças e em consequência das deportações para campos de extermínio nazistas.

Após sufocar a revolta no gueto, os nazistas arrasaram o local. Pouquíssimos resquícios sobraram. O que se vê hoje por lá são blocos de apartamentos da época comunista.

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Para ler mais sobre o gueto e a revolta, clique aqui. As informações, em português, são do United States Holocaust Memorial Museum, de Washington DC.

HERÓI POLONÊS

Pertinho da escultura que recorda o levante do gueto, há um outro trabalho que não havia na primeira vez que fui ao local, em 1994. Trata-se do jurista polonês Jan Karski (1914-2000), membro da resistência polonesa quando o país estava ocupado pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial.

Área do antigo Gueto de Varsóvia emociona
A estátua de Jan Karski

Segundo o guia de turismo Jacek, Karski também foi muito corajoso, um verdadeiro herói: ele entrou clandestinamente no gueto judaico de Varsóvia e no campo de extermínio de Bełżec, onde colheu provas do que acontecia ali dentro com os judeus, e as levou aos Estados Unidos e a outros países Aliados na Europa. Mas ninguém se mexeu para fazer algo. Depois ele radicou-se nos Estados Unidos, onde morreu.

Não conhecia a história heroica de Karski até então. Portanto, minha visita novamente a este lugar foi para recordar pessoas que lutaram bravamente contra um inimigo poderosíssimo. Emocionante.

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Área do antigo Gueto de Varsóvia emociona
A estátua de Karski de outro ângulo

SERVIÇO:

Varsóvia: www.warsawtour.pl/en
Polônia: www.polonia.travel/br (em português)

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado à Varsóvia/Polônia
O TurismoEtc viajou a convite da Organização Polonesa de Turismo e da Tap
Área do antigo Gueto de Varsóvia emociona

INTERNET NO CELULAR

Se em casa a gente não vive sem conexão com a internet imagine então ficar sem um chip de telefone no exterior?  Saiba tudo para não ficar desconectado durante uma viagem. Você pode viajar e chegar ao país de destino já com o chip de telefone da EasySim4You.

Pensando em estar sempre atualizado e ligado nas informações da web em casa, comprar um chip de telefone no exterior para voz e dados já faz parte da rotina de muita gente que viaja ao exterior. Certamente, você não fica sem conexão. Ou fica?

CHIP NO EXTERIOR

Quer chegar no seu país de destino já com um pacote de dados ativado. Certamente, a EasySim4You te entrega esse chip antes de você sair do Brasil em cidades ou aeroportos do país. Portanto, você tem cobertura 

Área do antigo Gueto de Varsóvia emociona

Entre comprar as passagens aéreas, reservar a hospedagem e organizar as malas, às vezes acabamos deixando de lado um item que é de extrema importância para a tranquilidade durante a sua trip: o seguro de viagem. E para contratar uma assistência que atenda a sua necessidade, é fundamental se atentar a alguns critérios para evitar dores de cabeça futuras.

Os valores para se utilizar os serviços médicos fora do Brasil são altíssimos, sendo assim, ter um seguro de viagem é altamente recomendado, pois, caso aconteça algum imprevisto durante o seu passeio, a seguradora vai arcar com as despesas de acordo com o valor predeterminado no contrato. Ou seja, vai garantir uma viagem muito mais tranquila para você e sua família.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top