Arenque à moda alemã é muito saboroso

Data: 25/11/2016

Por: Da Redação

Fachada do restaurante alemão

Fachada do restaurante alemão

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Mülheim an der Ruhr/Alemanha

No meu primeiro diz da viagem pelo Estado da Renânia do Norte-Vestfália, no noroeste da Alemanha, onde fiz parte de um grupo de jornalistas, o jantar me remeteu às lembranças familiares e a um peixe que amo. Tudo ocorreu no restaurante Franky´s, com vista para o famoso rio Ruhr – cujo vale é famoso desde o século 19 por liderar a industrialização da Alemanha.

Assim que vi no cardápio a palavra hering, já bati o martelo. “É neste que eu vou”, pensei comigo. Hering é o nome de um peixe nativo dos mares Báltico e do Norte, muito apreciado pelos holandeses e alemães, entre outros povos de países banhados por ambos.

Em alemão e holandês, o nome do peixe é hering. Em português, é arenque. No Brasil temos a famosa indústria têxtil Hering, cujo logo é nada mais nada menos que dois dois herings cruzados.

O meu prato de hering à moda alemã

O meu prato de hering à moda alemã

A sopa de cebola

A sopa de cebola

Minha relação com este peixe vem de muitos anos. O hering – escrito e falado como em holandês e alemão – também é muito apreciado pelos judeus da Europa Oriental. Está sempre presente nas mesas em ocasiões especiais, festas, celebrações e desta forma passei a apreciá-lo desde pequeno. Amo a versão conservada em salmoura, sempre com muita cebola – se tiver tomate e azeitonas pretas carnudas, melhor ainda. Para acompanhar, um pão também muito consumido na Alemanha e no Leste Europeu como um todo: o schwarzbrot, ou seja,o pão preto.

Pois bem, no Franky´s pedi o hering da casa, que é feito à moda alemã. Hering com sour cream, pepino cebola roxa e maçã (€ 10,50). Veio acompanhado por salada e batatas assadas – quase sempre é o acompanhamento para todo o tipo de carne na Alemanha. Comi com gosto, estava ótimo, muito saboroso.

Este prato principal foi precedido por uma sopa de cebola à la française (€ 4,50). Ótima, quentinha, farta. Para beber, cerveja. Prost! Saúde! Le chaim! – foram minhas saudações ao erguer a caneca em, respectivamente, alemão, português e hebraico.

Interior da casa, com vista para o rio Ruhr

Interior da casa, com vista para o rio Ruhr

Enquanto jantava com o grupo de jornalistas, ouvi latidos de cão no restaurante. Cães são sempre bem vindos nos restaurantes na Alemanha. Deve haver exceções, imagino. Mas imagino também que são raras.

O bar estilo oncinha

O bar estilo oncinha

O Franky´s possui um bar, com cadeiras estampadas à oncinha, e o salão com as mesas. Janta-se cedo na Alemanha. Gostei da casa, do atendimento e das minhas escolhas. Recomendo.

SERVIÇO:
Restaurante: www.frankys-wasserbahnhof.de
Cidade: www.muelheim-ruhr.de
País: www.germany.travel

O TurismoEtc viajou a convite do Centro de Turismo Alemão (DZT), com seguro de viagem da Intermac Assistance

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySim4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário