fbpx

As belas igrejas polonesas de madeira

Data: 29/01/2017

Por: Da Redação

Uma consequência natural foi a construção de capelas, igrejas, catedrais, basílicas e outros edifícios com usos religiosos

A Polônia é um dos países com o maior número de católicos do mundo, proporcionalmente à população: 91% dos poloneses se definem como adeptos a esta fé. O país adotou o cristianismo no ano de 966. A conversão foi uma iniciativa do fundador do Reino da Polônia e o primeiro rei, Mieszko 1° (cerca de 930-992), membro da dinastia Piast.

Perfil da Igreja Paroquial de São Miguel Arcanjo, em Dębno: construída no século 15

Desde então os poloneses passaram a se dedicar à prática do catolicismo. Certamente uma consequência natural foi a construção de capelas, igrejas, catedrais, basílicas e outros edifícios com usos religiosos.

Quadro do rei Mieszko 1°, que cristianizou a Polônia (imagem da internet)

No sul do país, na região chamada Małopolska, o patrimônio histórico ligado às igrejas católicas – e também ortodoxas e gregas –, todas construídas em madeira, é riquíssimo. Tanto que foi estabelecida, em 2001, um roteiro temático que reúne mais de 250 prédios. É a Rota de Arquitetura de Madeira em Małopolska.

PROCURE O SEU HOTEL NA POLÔNIA AQUI
NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO
ALUGUE SEU CARRO AQUI
TENHA INTERNET ILIMITADA NO SEU CELULAR

Deste total de prédios históricos, quatro estão presentes na lista do Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco: a Igreja Paroquial de São Miguel Arcanjo, em Binarowa; a Igreja Paroquial de São Miguel Arcanjo, em Dębno; a Igreja de São Leonardo, em Lipnica Murowana; e a Igreja Filial de São Filipe e São Jacob, em Sękowa.

Destas quatro tive a oportunidade de conhecer a Igreja Paroquial de São Miguel Arcanjo, em Dębno, uma aldeia com menos de 1.000 habitantes. A visita ocorreu em dezembro de 2016, quando participei de um presstrip de jornalistas brasileiros à Polônia.

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Outro ângulo da igreja de São Miguel Arcanjo…

…que tem um crucifixo em metal…

…e um detalhe da torre

“A primeira igreja em Dębno provavelmente foi levantada no século 13. A atual foi construída na segunda metade do século 15, no local da igreja anterior. É uma das igrejas góticas de madeira mais bem preservadas na Polônia”, explica o texto no site da Rota de Arquitetura de Madeira em Małopolska.

Na minha visita, minha primeira impressão foi de um prédio quase todo coberto de neve, bem branquinha. Da rua até a entrada da igreja, meus passos afundavam alguns centímetros na neve fofa. Por um circuito de TV, imagino, uma senhora muito simpática veio atender ao grupo. Parecia ser a zeladora da igreja e só falava polonês. Ela explicou sobre o prédio, e a nossa guia de turismo, Anna, fazia a tradução.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Então alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Outra entrada da igreja de São Miguel Arcanjo

Pena que é proibido fotografar e filmar dentro do templo. Mas o que minha memória guarda de lá é que trata-se de uma super joia polonesa e, como tal, tem de ser muito bem cuidada e protegida – ainda mais porque é de madeira.

O que mais me chamou a atenção foi a decoração nas paredes e no teto, com muitos traços e muitas cores. Ou seja, Sensacional! Uma visita nesta igrejinha é obrigatória, caso você for viajar à região da Małopolska.

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Em Zakopane, também tive a oportunidade de conhecer outro templo membro da Rota de Arquitetura de Madeira em Małopolska. É a Capela do Sagrado Coração de Jesus em Jaszczurówka, fundada pela família Uznański no início do século 20. Foi construída entre 1904 e 1907.

A Capela do Sagrado Coração de Jesus em Jaszczurówka, em Zakopane

O altar da capela em Zakopane

Escultura sacra no interior da capela

A Polônia é surpreendente. Realmente.

SERVIÇO:

Rota: www.drewniana.malopolska.pl
Polônia: www.polonia.travel/br (em português)

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Zakopane e Dębno/Polônia
O TurismoEtc viajou a convite da Organização Polonesa de Turismo e da Tap
As belas igrejas polonesas de madeira

INTERNET NO CELULAR

Se em casa a gente não vive sem conexão com a internet imagine então ficar sem um chip de telefone no exterior?  Saiba tudo para não ficar desconectado durante uma viagem. Você pode viajar e chegar ao país de destino já com o chip de telefone da EasySim4You.

Pensando em estar sempre atualizado e ligado nas informações da web em casa, comprar um chip de telefone no exterior para voz e dados já faz parte da rotina de muita gente que viaja ao exterior. Certamente, você não fica sem conexão. Ou fica?

CHIP NO EXTERIOR

Quer chegar no seu país de destino já com um pacote de dados ativado. Certamente, a EasySim4You te entrega esse chip antes de você sair do Brasil em cidades ou aeroportos do país. Portanto, você tem cobertura em mais 210 países. Ou seja, não vai ficar desconectado.

As belas igrejas polonesas de madeira

Entre comprar as passagens aéreas, reservar a hospedagem e organizar as malas, às vezes acabamos deixando de lado um item que é de extrema importância para a tranquilidade durante a sua trip: o seguro de viagem. E para contratar uma assistência que atenda a sua necessidade, é fundamental se atentar a alguns critérios para evitar dores de cabeça futuras.

Os valores para se utilizar os serviços médicos fora do Brasil são altíssimos, sendo assim, ter um seguro de viagem é altamente recomendado, pois, caso aconteça algum imprevisto durante o seu passeio, a seguradora vai arcar com as despesas de acordo com o valor predeterminado no contrato. Ou seja, vai garantir uma viagem muito mais tranquila para você e sua família.

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySim4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui suas experiências de viagem. Opções de transfers, passeios, ingressos, tickets e parques no Brasil e no mundo.

[ssba-buttons]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário