fbpx

Bairro de Cracóvia mantém judaísmo firme e forte

Data: 24/01/2017

Por: Da Redação

Bairro Kazimierz mantém judaísmo firme. Lugar ganhou um novo impulso, está mais vibrante e dinâmico

Andar pelas ruas de Kazimierz, o antigo bairro judaico de Cracóvia, é ao mesmo tempo comemorar a preservação de grande parte do patrimônio histórico-religioso do glorioso passado, celebrar o presente, que continua com a vida judaica ativa, e torcer para que a comunidade israelita cresça.

Como judeu, estas foram as minhas impressões e emoções sentidas ao caminhar por lá em dezembro de 2016. Fazia bastante frio e chegou a nevar por alguns minutos.

Grade do muro do antigo cemitério judaico do bairro

Grade do muro do antigo cemitério judaico do bairro

Havia caminhado pelo mesmo Kazimierz 22 anos atrás, quando integrava a delegação brasileira do programa Marcha da Vida Mundial – onde jovens judeus conhecem lugares alusivos à história do Holocausto perpretado pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Mais de duas décadas depois, constatei que o lugar ganhou um novo impulso, está mais vibrante, dinâmico. Afirmo que tornou-se cool.

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Foto da filmagem de ALista de Schindler (1193), de Steven Spielberg, colocada junto...

Foto da filmagem de A Lista de Schindler (1193), de Steven Spielberg, colocada junto…

....à escada original de uma residência

….à escada original de uma residência

O nome do distrito deriva do nome do rei Casemiro 3°, O Grande (1310-1370), que reinou a partir de 1333 até a sua morte. Foi ele quem mandou construir um bairro exclusivo para os judeus.

PROCURE O SEU HOTEL NA POLÔNIA QUI
NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO
ALUGUE SEU CARRO AQUI
TENHA INTERNET ILIMITADA NO SEU CELULAR

Antes da Segunda Guerra Mundial, a população judaica de Cracóvia somava mais de 64 mil pessoas – cerca de 25% da população local. Com a tragédia do Holocausto, a população judaica da cidade foi reduzida para 2 mil pessoas – menos de 10% do original, segundo o site Jewish Virtual Library.

“Hoje, aproximadamente 1.000 judeus vivem em Cracóvia, mas apenas cerca de 200 se identificam como membros da comunidade judaica”, informa o mesmo site.

asasas

Placa de sinagoga administrada pelo movimento religioso judaico Chabad

Assim como Praga, capital da República Tcheca, os nazistas não destruíram totalmente o patrimônio histórico-judaico local. Portanto, dá para ver e visitar sinagogas, cemitérios e observar prédios antigos.

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Com o renascimento de Kazimierz dá ainda para ir a bares e restaurantes que servem pratos judaicos e também presentes na mesa israelense. Lá que funciona, desde 2008, o Centro Comunitário Judaico de Cracóvia – que atende a comunidade judaica local e visitants de todo o mundo.

Confira mais fotos de Kazimierz:

saas

Entrada da Sinagoga Remu: original de 1558, reconstruída em 1829 e restaurada após a Segunda Guerra Mundial entre 1958 e 1968

asas

Monumento em lembrança aos judeus de Cracóvia vítimas do nazismo

asas

Em verde, a casa onde nasceu a judia-polonesa Helena Rubinstein (1872-1965), fundadora da famosa marca de cosméticos que leva seu nome

asasa

Sinagoga Stara, uma das mais antigas da Polônia (século 15)

asas

Fachada de imóvel da comunidade judaica

asasa

Cardápio de restaurante judaico que oferece pratos típicos de Israel, como falafel e shakshuka

asas

Alto relevo mostra rei polonês autorizando os judeus estabelecerem-se no país, na Idade Média

asas

Painel pintado com obras do pintor judeu nascido no então Império Russo (hoje Belarus), Marc Chagall (1887-1985)

O bairro é cheio de graffitis do estilo stencil art

O bairro é cheio de graffitis do estilo stencil art

asas

O autor do texto junto à estátua de Jan Karski (1914-2000), heroi da resistência polonesa que denunciou aos Aliados os guetos e os campos de extermínio nazistas na Polônia

SERVIÇO:

Comunidade judaica: www.jcckrakow.org/en/
Cracóvia: www.krakow.pl/english/
Polônia: www.polonia.travel/br (em português)

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado à Cracóvia/Polônia
O TurismoEtc viajou a convite da Organização Polonesa de Turismo e da Tap
Bairro de Cracóvia mantém judaísmo firme e forte

INTERNET NO CELULAR

Se em casa a gente não vive sem conexão com a internet imagine então ficar sem um chip de telefone no exterior?  Saiba tudo para não ficar desconectado durante uma viagem. Você pode viajar e chegar ao país de destino já com o chip de telefone da EasySim4You.

Pensando em estar sempre atualizado e ligado nas informações da web em casa, comprar um chip de telefone no exterior para voz e dados já faz parte da rotina de muita gente que viaja ao exterior. Certamente, você não fica sem conexão. Ou fica?

CHIP NO EXTERIOR

Quer chegar no seu país de destino já com um pacote de dados ativado. Certamente, a EasySim4You te entrega esse chip antes de você sair do Brasil em cidades ou aeroportos do país. Portanto, você tem cobertura em mais 210 países. Ou seja, não vai ficar desconectado.

Bairro de Cracóvia mantém judaísmo firme e forte

Entre comprar as passagens aéreas, reservar a hospedagem e organizar as malas, às vezes acabamos deixando de lado um item que é de extrema importância para a tranquilidade durante a sua trip: o seguro de viagem. E para contratar uma assistência que atenda a sua necessidade, é fundamental se atentar a alguns critérios para evitar dores de cabeça futuras.

Os valores para se utilizar os serviços médicos fora do Brasil são altíssimos, sendo assim, ter um seguro de viagem é altamente recomendado, pois, caso aconteça algum imprevisto durante o seu passeio, a seguradora vai arcar com as despesas de acordo com o valor predeterminado no contrato. Ou seja, vai garantir uma viagem muito mais tranquila para você e sua família.

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySim4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui suas experiências de viagem. Opções de transfers, passeios, ingressos, tickets e parques no Brasil e no mundo.

[ssba-buttons]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário